30º aniversário da Habijovem de Santarém assinalado em cerimónia

A cerimónia do 30º aniversário da Habijovem de Santarém teve lugar esta sexta-feira, 24 de janeiro, pelas 17 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho e às 18h30 na Delegação de São Domingos da União de Freguesias da Cidade de Santarém, situada na Praceta Habijovem.

No primeiro momento, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, José Arruda, Presidente da Habijovem, e António Fidalgo, Presidente da Assembleia da Habijovem, recordaram os princípios da Cooperativa Habijovem de Santarém, que em 1989 lançou uma nova forma de construção controlada destinada aos jovens, aproveitando uma linha de crédito bonificado. Uma realidade que se materializou em 1994, com a conclusão dos edifícios e posterior entrega dos apartamentos às famílias.

Foi possível conhecer o projeto Habijovem a nível nacional, numa retrospetiva apresentada pelo filme, realizado em 1991, do “Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo”, que foi exibido por José Arruda.

A segunda parte da cerimónia teve lugar na Delegação de São Domingos da União de Freguesias da Cidade de Santarém, um espaço cedido pela Habijovem à antiga Junta de Freguesia de São Nicolau, onde foi descerrada uma placa comemorativa. Abílio Mota Ribeiro, da União de Freguesias da Cidade de Santarém, deu os parabéns à Habijovem e lembrou a importância daquele espaço para servir a população local.

De referir que Habijovem de Santarém resultou na construção de 98 fogos, com um investimento na ordem dos quatro milhões de euros, que permitiu a dezenas de famílias jovens terem acesso à sua primeira habitação em condições de crédito bonificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *