Realiza-se de 2 a 10 de junho no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, a 55ª Feira Nacional de Agricultura e a 65ª Feira do Ribatejo, com o tema deste ano em destaque o “Olival e Azeite”. A feira promove de novo contactos e negócios do sector agrícola, e vai contar de novo com a visita do Presidente da República e do 1º Ministro.

Este ano realiza-se o “World Olive Oil Summit”, que contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais da fileira do azeite. Este evento engloba o “Concurso Nacional de Azeite”, o “Congresso Nacional de Azeite”, o “Simpósio Nacional de Olivicultura”, a “Exposição de Azeites Premiados”, “Exposições de Pintura e Fotografia”, e ações de “Show Cooking” para adultos e crianças. Estão previstos outros colóquios com o objectivo de discutir outros temas importantes da agricultura.

A zona de maquinaria agrícola será um espaço privilegiado de promoção e de demonstração, mas outras áreas representadas na feira como os equipamentos, as associações e cooperativas agrícolas, o artesanato, a venda comercial diversa ou a já tradicional zona gastronómica, pretende agradar a todos os públicos.

O habitual “Salão Prazer de Provar”, volta a reunir os melhores produtos agro-alimentares com destaque para a área dedicada aos vencedores dos Concursos Nacionais de produtos portugueses.

Durante o certame realiza-se mais uma edição da Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém.

 

O cavalo em destaque

Este ano as atividades equestres vão merecer um destaque ainda maior. Durante os nove dias, haverá um espaço dedicado ao cavalo no Grande Ringue, uma das zonas mais nobres da Feira Nacional de Agricultura.

De modo a realçar estas iniciativas, e tendo o cavalo como elemento primordial, vai ser implantada uma pista com um piso especialmente adequado à realização das várias provas. Para os amantes da modalidade será montada uma bancada que vai permitir observar com mais pormenor e atenção estas atividades.

Estão previstas provas de Dressage, Saltos, o Concurso Nacional da Égua Afilhada e das Coudelarias Portuguesas, Traje à Portuguesa, Demonstração de Atrelagem, “Apresentação do Cavalo de Sela, Equitação do Trabalho e ainda uma Prova Mofo-Funcional de Aptidão Toureio. São competições que colocam em evidência a arte equestre e que valorizam o cavalo, na tradição ribatejana e nacional.

Realce ainda para outras iniciativas como “A Criança e o Cavalo”, em colaboração com a GNR, “Alma Marialva – Cabrestos e Fado”, “Demonstração de Volteio Artístico” e uma exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre.

A Entrega de Prémios do 25º Concurso Nacional Oficial das Coudelarias Portuguesas e do 8º Concurso Nacional da Égua Afilhada, vão decorrer pelas 21.00 horas do dia 9 de junho, um horário nobre de um dia que promete ser de autêntica romaria à Feira.

Marcelo Mendes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *