Semana da Ascensão na Chamusca com grandes artistas em cartaz e muita festa brava

 

Aproxima-se a semana maior do concelho da Chamusca, o ponto alto das festividades e da afirmação da identidade do concelho, a Semana da Ascensão, que este ano decorre de 25 de maio a 2 de junho, abrangendo como sempre o feriado municipal de Quinta-Feira de Ascensão, a 30 de maio.

A Semana da Ascensão na Chamusca tem nove dias e não apenas sete. Neste período somos ainda mais o Coração do Ribatejo. É uma festa de todos para todos, mas é muito mais do que os olhos e os ouvidos podem sentir. É um estado de alma e de sentir do nosso povo.

Um dos pontos altos da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros em Quinta-Feira de Espiga, dia 30 de maio, que se realiza na EN 118, na Rua Direita de São Pedro, entre entrada sul da vila e a Praça de Toiros, mais ou menos a partir das12h00. É neste dia que a vila recebe milhares de aficionados que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros na rua e de por aqui ficarem tarde fora para a grande corrida de toiros. Neste dia, festejam-se também os dons da terra, na Tradicional Apanha da Espiga, este ano em formato de Almoço de Espiga, com merenda partilhada e mostra gastronómica, no Parque Municipal junto aos Paços do Concelho, logo após a entrada de toiros. Neste dia, mais cedo, pelas 10h00, acontecem também as cerimónias religiosas da festividade da Ascensão, com destaque para a Bênção dos Dons da Terra e dos Animais, junto à Igreja Matriz, uma cerimónia de significado profundo para a população local.

Grandes bandas e artistas em cartaz

A nível do cartaz musical, a Semana da Ascensão reserva propostas para todos os gostos. No Palco Ascensão, centro da festa, o programa inclui os concertos de Expensive Soul (25 de maio), Carminho (26 de maio), Olavo Bilac (27 de maio), Bonga (28 de maio), The Black Mamba (29 de maio), Quim Barreiros (30 de maio), Bárbara Bandeira (31 de maio), David Antunes (01 de junho) e Custódio Castelo e Amigos (02 de junho).

No Palco Juventude, no Parque Municipal, o programa de concertos, a começar, às 00h00, é o seguinte: RedWine Rock’s (25 de maio), B’Arte (26 de maio), The Great Vinegar (27 de maio), Pearl Band (28 de maio), P’laguita (29 de maio), Sérgio & Animais(30 de maio), Dee JooKers (31 de maio), About The 90’s – Comemoração dos 25 anos de Carreira do DJ Pedro Galinha (01 de junho). Neste palco há também dj’s pela madrugada dentro, após os espetáculos das bandas.

Palco aos artistas locais

Uma das novidades deste ano é a inclusão de espetáculos de artistas e grupos locais no programa da Ascensão, sobretudo aos sábados e domingos, no Cineteatro da Chamusca. Assim, no dia 25 de maio, as cortinas abrem-se para o espetáculo “Sala de Espera”, da Companhia de Teatro ChamuscArte, pelas 16h00. No domingo, dia 26, será a vez de um concerto muito especial, que junta a Banda da Carregueira – SFIRC Vitória ao convidado Miguel Galhofo, na voz, também pelas 16h00. No sábado, dia 01 de junho, a Companhia de Teatro do Ribatejo coloca em cena o espetáculo “Vá Lá! Que é Ascensão”, às 16h00. Para o dia 02 de junho, Pedro Pinhal, preparou o espetáculo “Pedro Pinhal Convida”, pelas 17h00.

 

Duas grandes corridas de toiros e muitas atividades taurinas

 

Em ano de Centenário da Praça de Toiros, o programa da Ascensão integra diversos eventos relacionados com a comemoração dos 100 anos da nossa praça. Assim em grande destaque, as duas corridas de toiros da Semana da Ascensão, a primeira no dia 30 de maio, em Quinta-Feira de Ascensão, pelas 17h00; e a segunda corrida, no dia 1 de junho, sábado, pelas 21h30.

A tourada de dia 30 é uma corrida mista, com os cavaleiros Luís Rouxinol e Francisco Palha, e os matadores António João Ferreira (Tójó) e Casquinha. A pegar vão estar os Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca e os toiros em praça são da Ganadaria Manuel Veiga. Esta é uma corrida de homenagem a Norberto Pedroso, aficionado, ganadero e benemérito, assim como de tributo à Ganadaria Manuel Veiga que, em 2019, assinala os seus 50 anos.

No dia 1 de junho, realiza-se a segunda corrida de toiros da Ascensão, com homenagem a Manuel José Moedas, último mesário da Santa Casa, responsável pela Praça de Toiros, e recentemente falecido. Os cavaleiros em praça vão ser João Moura Junior, Salgueiro da Costa e Duarte Pinto. Pegam dois grupos: os forcados do Aposento da Chamusca e os Amadores de Santarém. Os toiros são da Ganadaria Passanha e neste dia é prestada homenagem ao Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca que assinalam os 35 anos de existência.

No dia 29 de maio, de manhã e de tarde, decorre um workshop taurino e batismo a cavalo, no Páteo Ascensão.

Atividades relacionadas com a festa brava:

– a tradicional entrada de toiros, na Rua Direita de São Pedro, pelas 12h00, no dia 30 de maio, Quinta-Feira;

– as diversas entradas, encierros e largadas de toiros e solta de vacas, realizadas ao final da tarde dos sábados e domingos(entre as 17h30 e as 19h00), mas também os encierros e entradas à noite com toiros e vacas (à exceção dos dois domingos), a partir das 00h00; o lugar é o do costume, os encierros e entradas acontecem na Rua Miguel Bombarda, que conflui diretamente para o Largo Vasco da Gama (largo da Biblioteca Municipal) onde está instalada a manga das largadas;  este ano, pela primeira vez na Chamusca, há uma entrada e largada de toiros de manhã, pelas 11h00, de dia 02 de junho.

– a destacar ainda a já habitual Festa de Campo, no dia 26 de maio, pelas 10h00, com toureio a cavalo, picaria a cavalo e pegas, a decorrer junto ao Porto do Carvão, na entrada norte da vila;

– a Associação Hípica do Concelho da Chamusca organiza um passeio a cavalo, no dia 1 de junho, a partir das 10h00, com percurso próprio.

– no Páteo Ascensão, há também vacada no dia 30 de maio, às 16h00, e solta de bezerros para crianças e demonstração de pegas às 21h00 de dias 26 de maio e dia 01 de junho.

#Jardim Social – Um espaço para “ver, sentir e partilhar”

A Semana da Ascensão acolhe em 2019 o projeto “#Jardim Social | Chamusca – Ver, Sentir e Partilhar”, um espaço da partilhaintergerações que vai acolher e promover as nossas instituições sociais, com atividades destinadas às crianças, aos jovens e aos seniores.  O Jardim Social vai funcionar na zona do Jardim do Coreto e é aqui que vai poder encontrar a exposição dos saberes das nossas gentes, através do trabalho colaborativo e em rede feito pelas nossas universidades seniores e pelas nossas IPSS, que vão partilhar entre si os espaços de exposição e desenvolverem atividades conjuntas a pensar em quem nos visita durante a Semana das Ascensão.

No Jardim Social vai encontrar também uma área mais dedicada aos jovens, com a dinamização a cargo do Matriz 21 – Gabinete para a Juventude do Município da Chamusca, e ainda uma zona com atividades dedicadas às nossas crianças, promovidas pelos serviços de Educação do Município.

Há também um programa de animação próprio no Jardim Social, com música tradicional e popular, momentos de dança que incluem uma maratona de dança, demonstrações, animação infantil, jogos tradicionais, Peddy Paper, entre outras atividades.

Neste espaço, vão ser dinamizados vários jogos tradicionais, a cargo das IPSS e instituições sociais presentes. Vão também ser assinalados dias temáticos: Dia da Partilha, Dia do Elogio, Dia da Amizade, Dia Mundial do Brincar, Dia da Juventude, Dia da Tradição, Dia dos Irmãos, Dia da Criança e Dia do Bem-Estar.

No Dia Mundial da Criança, que este ano é se assinala no sábado, dia 01 de junho, o programa inclui um divertido Peddy Paper para Famílias – Agitar da Mente, a cargo da Associação Tempos Brilhantes. Além disso há jogos tradicionais, Balões de Escultura, Animação de Rua e a presença dos Agentes Vitamina.

Dia da Juventude com muita diversão

O habitual dia dedicado à Juventude na Semana da Ascensão é no dia 29 de maio. Durante todo o dia vai haver animação permanente no stand da Educação e Juventude, no Jardim Social, assim como atividades permanentes como insuflável da Praça de Toiros, jogos tradicionais, arborismo, Playbus (no salão dos Bombeiros), animação de rua com Izifun, animação no Cineteatro da Chamusca com o prof. João Ferreira e com a presença dos Agentes Vitamina.

Folclore e fado à hora do jantar

Todos os dias, à hora do jantar, pelas 20h30, atuam os ranchos do concelho no Páteo Ascensão, junto aos espaços de restauração. Participam nestas atuações o Rancho Folclórico da Parreira, Rancho Folclórico Etnográfico do Pinheiro Grande, ADEPEC – Vale de Cavalos, Rancho Infantil do Grupo de Danças e Cantares da Chamusca e do Ribatejo, Rancho Folclórico Etnográfico e Infantil da Carregueira, a Associação Danças e Cantares os Camponeses da Carregueira e Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Recreativa Valcavelense. Neste capítulo do Folclore, destaque para o 31.º Festival de Folclore, organizado pelo Grupo de Danças e Cantares da Chamusca e do Ribatejo.

Neste horário, mais pelas 21h00, há ainda espetáculos de fado, com artistas locais, nomeadamente, Artur Simões (26 de maio), Marisa Ferreira e Diogo Carapinha (30 de maio) e Rui Tanoeiro (01 de junho).

Páteo Ascensão: Afición e tradição

Junto ao recinto principal da festa, no Jardim Joaquim Maria Cabeça, vai funcionar o Páteo Ascensão, onde estão presentes os expositores ligados ao mundo equestre e taurino, os espaços de restauração, um recinto para largadas e vacadas e um palco com animação musical própria. Os nomes que vão passar neste palco são muitos e variados: Som Para Tudo, Al Compás, Dose Dupla, Sevilhanas Flamenquitas, P.P. Violinhas, fado com Marisa Ferreira, Diogo Carapinha, Artur Simões e Silvina de Sá.

Desporto e convívio

A Ascensão também é sinónimo de muitas atividades desportivas e de lazer, realizadas um pouco por toda a vila e pelo concelho. As iniciativas próprias das nossas associações, coletividades, IPSS e freguesias são abraçadas e integradas no programa geral da Ascensão. É o caso do Torneio de Veteranos Taça Eurico Mira, organizada pelo Grupo de Veteranos da Chamusca, no dia 25 de maio, pelas 10h00. No dia seguinte, domingo, há Caminhada em Ascensão, organizada pela Secção de Caminhadas da União Desportiva da Chamusca, com partida às 09h00 de dia 26 de maio, do Campo Municipal. No dia 30 de maio, realiza-se a Apanha da Espiga no campo, a partir das 08h00, com partida do Jardim Joaquim Maria Cabeça, numa organização da União de Freguesias de Chamusca e Pinheiro Grande. No sábado, dia 01 de junho, a não perder o Torneio de Minibasquetebol Nuno Semedo, no Pavilhão Gimnodesportivo, pelas 10h00, numa organização do Chamusca Basket Clube. Há também o tradicional Convívio de Pesca, no dia 2 de junho, na Barragem de Paio Poldro, organizado pela Associação de Caçadores “Os Mirones da Natureza”; a atividade “Por um rio sem lixo – Limpeza das Margens do rio Tejo”, no dia 02 de junho, organizada por um grupo informal de pescadores; e ainda, neste mesmo dia, o III Passeio de Motas e Motorizadas Antigas, com percurso próprio, organizado pelo Grupo Desportivo do Pinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *