Foi formalmente inaugurada este sábado, dia 25 de maio, a Semana da Ascensão na Chamusca, a festa maior do concelho que decorre até ao próximo dia 2 de junho.

Na cerimónia de inauguração a Chamusca acolheu diversos convidados de fora do nosso concelho e muitos municípes e forças vivas do concelho que visitaram a feira e participaram na inauguração do Jardim Social.

Na sua intervenção de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, referiu que “o objetivo da Feira da Ascensão é mostrar o que de melhor se faz no nosso concelho”. “Para além do nosso programa de música, que é bastante apetecível, temos algumas e boas novidades. Desde logo, o Jardim Social onde toda a Divisão de Intervenção Social dinamiza um espaço intergeracional. Aqui está também o espaço da Educação que tem sido o nosso foco principal, o ponto de viragem no desenvolvimento do nosso território”, salientou Paulo Queimado.

Também no âmbito da Feira Social/Jardim Social, o Município e os parceiros dão a conhecer os vários projetos das Parcerias para o Impacto (PPI), nos quais o Município e os parceiros têm já cerca de 900 mil euros aprovados. Ainda nesta feira, está a ser promovida a Fábrica do Empreendedor, que se encontra em fase de consulta prévia aos empreendedores. Um dos projetos em destaque, no âmbito das PPI, é o Hivework, que dá continuidade ao Nylons & Popelinas e cujo stand apresenta os principais produtos desenvolvidos desde a edição de 2018 da Feira Social, que teve este como tema principal.

O Presidente da Câmara Municipal da Chamusca destacou ainda e agradeceu o “trabalho inexcedível dos presidentes de Junta”. “Sem eles, com a dispersão territorial da Chamusca, não conseguiríamos a maior parte destes projetos de proximidade”, frisou o autarca.

Ainda em destaque na sua intervenção esteve a recente inauguração do Centro Escolar da Chamusca, cujo impacto está já a sentir-se após poucas semanas de funcionamento, nomeadamente com uma “alteração significativa no comportamento das crianças e dos educadores”.

O Município da Chamusca está também a avançar com o projeto de regeneração urbana da vila, no âmbito do qual a comitiva já pode observar o renovado parque infantil do Parque Municipal, que durante a tarde e noite fez as delícias dos mais pequenos e das famílias, mesmo no centro da festa, junto ao Largo 25 de Abril.

“Os nossos projetos são direcionados para as pessoas e passo a passo vamos criando as infraestruturas. Esta feira é uma pequena mostra do que se está a fazer”, finalizou Paulo Queimado.

O Presidente agradeceu aos expositores e a todos os que visitam a Chamusca durante esta semana, uma única semana no País a ter nove dias.

“Que se divirtam e tenham bons momentos de partilha”, foram os desejos do Presidente da Câmara da Chamusca.

Dia 26 de maio com muita festa brava e fado de Carminho

O segundo dia da Semana da Ascensão começa com Festa de Campo a partir das 10h00, junto ao antigo Lidl, uma festa para celebrar as tradições tauromáquicas do concelho, num ambiente de convívio informal.

Um pouco mais cedo, pelas 09h00, há caminhada em Ascensão, com partida do Campo Municipal.

De tarde, a não perder Condução do Boi da Guia, às 15h30, também no mesmo espaço onde de manhã se realiza a Festa de Campo.

Na Feira Social, de tarde, há oficina de dança com Zumba, tatuagens temporárias e baile social.

Pelas 16h00 a Banda SIRFC da Carregueira atua no Cineteatro da Chamusca, tendo como convidado especial Miguel Galhofo. Pelas 18h00 regressa a festa brava com solta de vacas pelas 18h00.

À hora do jantar há folclore com o Rancho Etnográfico do Pinheiro Grande, fado com Artur Simões e demonstrações de pegas e largada com bezerros no Páteo Ascensão.

A noite reserva o palco para o fado de Carminho, que vem diretamente de dois Coliseus para atuar na Chamusca. É às 22h00, antes de atuar a banda B’Arte do Palco Juventude e o Dj JBK no mesmo espaço.

Programa detalhado em https://ascensao-chamusca.com/

Ver Galeria de Fotos em Baixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *