O Município da Chamusca e o vizinho Município da Golegã acolheram o encontro de técnicos de turismo que trabalham nos municípios que pertencem à Entidade de Turismo do Alentejo/Ribatejo.

O encontro decorreu entre sexta-feira, dia 11 de janeiro, e domingo, 13 de janeiro, dia reservado para a visita mais em detalhe do concelho da Chamusca. A visita à Chamusca começou com a receção à comitiva nos Paços do Concelho, seguindo-se a passagem por alguns locais e zonas mais emblemáticas da vila, nomeadamente, a Praia Fluvial Porto das Mulheres, a gráfica A Persistente, o Miradouro de Nossa Senhora do Pranto, e também pela aldeia ribeirinha do Arripiado, um dos locais turísticos mais icónicos do concelho, onde os visitantes andaram de barco no rio Tejo, através dos serviços da empresa Tritejo, e aqui conheceram de perto os encantos e o elevado potencial turístico desta zona ribeirinha, para a qual o município da Chamusca tem previstos investimentos no sentido de a qualificar ainda mais como destino turístico nacional e internacional.

O dia dedicado à Chamusca culminou com um almoço servido no Edifício de São Francisco, repleto de iguarias da nossa gastronomia concelhia. A comitiva pode provar entradas diversas (salada de orelha de porco, salada de ovas, tábuas de queijos e presuntos, enchidos), Sopa de Cozido (servida pela Taberna da Rita), Enguias fritas e arroz de tomate (A Taverna do Areal), Bacalhau Assado com couve a soco (A Taverna do Areal), Frigideira do Mar (O Moinante), Ensopado de Borrego (Taberna da Rita) e Carne de Porco à Ribatejana e açorda de coentros (O Moinante). Houve ainda doces locais confecionados por mãos experientes do concelho: Lampreia de Ovos, Peixe Doce, Chamuscos e Pudim de Ovos (por Graça Simões), Broas de Mel e noz (pelo Solar do Pranto), Ferraduras (Clarisse Nunes), Arroz Doce (Taberna da Rita) e Trouxas de Ovos (Trouxas da Cuca de Luísa Garrido). O almoço foi animado com fado ribatejano, interpretado por João Chora (voz e viola) e Bruno Mira (guitarra portuguesa).

No almoço estiveram presentes o Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, a vice-presidente, Cláudia Moreira, o vereador em regime de permanência, Rui Ferreira, o Presidente da Câmara Municipal da Golegã, José Veiga Maltez, e o vereador deste município, António Pires Cardoso, a vereadora das Câmara de Coruche, Célia Ramalho, e ainda o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que em 2018 acolheu este encontro no seu concelho.

O Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, afirmou que este encontro surgiu com o objetivo de criar “espírito de família, conhecimento, intercâmbio, laços de amizade” entre todos os técnicos que trabalham nos serviços de turismo das autarquias desta vasta região. António Ceia da Silva acrescentou que o encontro anual dos técnicos permite “intervir em duas outras dimensões importantes: que os técnicos se conheçam melhor entre si e que conheçam melhor todo o território desta região de Turismo”. “Isto vai permitir que o turista possa chegar a qualquer posto de turismo da região, fazer perguntas sobre qualquer um destes concelhos e obter informações mais detalhadas. Este conhecimento do território contribui certamente para fazer do Alentejo e Ribatejo um destino turístico global e ainda mais forte”, frisou o Presidente da Entidade de Turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *