Escola Básica de Alcanede comemora 25 anos

 

A Escola Básica de Alcanede, no concelho de Santarém, comemorou o seu 25.º aniversário, no passado dia 28 de maio, com uma cerimónia que teve início com o descerramento de duas placas comemorativas, uma com o logotipo do Agrupamento e outra alusiva aos 25 anos da Escola. Esta celebração contou com a presença de várias entidades oficiais, entre as quais o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, o Presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Neto, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, e os Presidentes das Juntas de Freguesia da área de influência da Escola, bem como os Diretores dos Agrupamentos de Escolas do concelho.

Nos discursos proferidos por Ricardo Gonçalves, por Manuel Joaquim Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, e por Helena Vieira, Diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, foi lembrada a importância da Educação, mas também, e sobretudo, foi recordada a importância da implementação desta escola para o desenvolvimento social e cultural da região.

Durante a cerimónia, foi inaugurada a Sala do Futuro, um espaço equipado com tablets, computadores, um quadro interativo e uma impressora 3D, assim como equipamentos de robótica.

O evento foi animado por uma banda formada por alunos da Escola, provenientes das três Bandas Filarmónicas do concelho – Alcanede, Xartinho e Gançaria.

Ainda no âmbito das comemorações do 25.º aniversário, a Escola Básica de Alcanede promoveu o «Dia da Escola Aberta», a 29 de maio, com o intuito de dar a conhecer a Escola e as suas atividades aos alunos que iniciarão o 5.º ano no próximo ano letivo. Os alunos, que frequentam o 4.º ano, visitaram a Escola na companhia do tutor que lhes foi atribuído e que pretende ser um elemento de referência durante o seu percurso nesta Escola.

Neste dia, a Secretária de Estado Adjunta da Educação, Alexandra Leitão, visitou a Escola acompanhada por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, por Inês Barroso, Vice-Presidente da mesma Câmara, Manuel Joaquim Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Francisco Neves, Delegado Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo e Helena Vieira, Diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques. Foi ainda realizada uma breve reunião por estes elementos que, entre outros assuntos, discutiram a importância da construção de um Pavilhão Desportivo, bem como da criação de mais salas de aula na Escola Básica de Alcanede, tendo ficado assegurado por todos que a construção se iniciará em breve.

Susana Grácio

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *