Dia Aberto à Internacionalização apontou caminhos para a exportação
Exportações do distrito de Santarém cresceram 32% entre 2011 e 2017

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, realizou na Startup Santarém, no dia 21 de março, o Dia Aberto à Internacionalização, onde realizou ao longo de todo o dia diversas palestras de apoio à exportação das suas empresas.

Na sessão de abertura do evento, o Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos, começou por elogiar o desempenho da região ao nível das exportações. “O distrito de Santarém registou um crescimento nas exportações de bens na ordem dos 32% em 2017, quando comparado com o ano de 2011”, começou por dizer o responsável da NERSANT, concretizando que “em 2017, as exportações da região totalizaram 1.552 milhões de euros, enquanto que em 2011, as mesmas totalizavam 1.176 milhões de euros”.

Sabendo que grande parte das empresas presentes no Dia Aberto à Internacionalização são de pequena dimensão, o Presidente da Comissão Executiva da NERSANT referiu que “para exportar não é preciso ser uma grande empresa, mas ter o produto ou o serviço adequado e alguém que apoie o processo”. “É exatamente isto que a NERSANT tem vindo a fazer ao longo dos anos, e que se corporiza hoje, com a realização do Dia Aberto à Internacionalização, onde vamos dar informações muito importantes para apoiar o processo de exportação das empresas da região”, disse ainda António Campos, dando como exemplo deste apoio o NERSANT Business, encontro de negócios realizado anualmente desde 2012 e que tem sido muito importante para alavancar os esforços de internacionalização das empresas: “As empresas que participaram no NERSANT Business em 2013 tinham resultados negativos aquando do evento. Três anos depois, verificámos que já apresentaram resultados positivos e aumentaram o número de trabalhadores entre 20 a 30%”.

“O nosso objetivo é que a região cresça mais do que a média nacional”, concluiu António Campos, não sem antes referir que o ano de 2019 vai ser o mais forte dos últimos 5 ou 6 anos no que diz respeito ao apoio à internacionalização da NERSANT. Ações de promoção no exterior, com a presença em mercados como os Estados Unidos da América, Canadá, Bélgica, França, Emirados Árabes Unidos, Brasil, Macau, Eslováquia, e Uruguai, missões empresariais a Marrocos, França, Canadá, Cabo Verde, Gana, Costa do Marfim, Moçambique e Vietname, receção de importadores da Argélia, Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Panamá, Perú, República Dominicana, Taiwan, Ucrânia e Vietname, e organização de eventos internacionais na região – NERSANT Business e Ribatejo Investment Summit – são as ações de internacionalização em agenda, apresentadas detalhadamente na sessão.

“Mecanismos de financiamento e cobrança na exportação”, “Os certificados de origem, os certificados de venda livre e os carnet ATA”, “Os seguros de crédito e o financiamento do comércio internacional” e “Novos (regras nos) programas de verificação da conformidade” foram ainda as palestras apresentadas no Dia Aberto à Internacionalização, que intercalaram com a apresentação das oportunidades de negócio em oito mercados internacionais (Vietname, Gana, Costa do Marfim, Cabo Verde, Moçambique, Canadá, França e Emirados Árabes Unidos).

Para as explicações técnicas do Dia Aberto à Internacionalização, a NERSANT contou com a parceria da Gestifatura, do Grupo Iberinform, Crédito y Caución, da Câmara de Comércio e Indústria Portugal Vietname, da CH Consulting, da A. Rodrigues Consultores, da AIP – Associação Industrial Portuguesa, da COSEC/BPI, da ExN Consultores, da Market Access, da PL Solicitors, da ÍNDICE Consultores e do BVC – Bureau Veritas Certification.

O evento encerrou pela palavra do Presidente do Núcleo NERSANT de Santarém, Filipe Borgas, que agradeceu a presença dos oradores do evento e disponibilizou a NERSANT para poiar ou esclarecer as empresas quanto ao seu processo de internacionalização. Agradeceu ainda a presença de todas as empresas presentes, num total de 70 participantes ao longo do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *