Bairro – Espaço Lúdico e de Lazer da Chamusca inaugurado em festa

 A Chamusca tem agora um dos maiores skate parks da região. É um dos equipamentos centrais do novo Bairro – Espaço Lúdico e de Lazer da Chamusca, que foi inaugurado no dia 24 de fevereiro, com a presença de centenas de pessoas

 O Município da Chamusca inaugurou oficialmente o Bairro – Espaço Lúdico e de Lazer da Chamusca, a nova zona urbana da vila dedicada a toda a família, em especial para os mais novos, que dispõem agora de um moderno Skate Park e de um renovado parque infantil e uma área de crossfit outdoor.

Na inauguração participaram várias centenas de pessoas, sobretudo muitas crianças e jovens da Chamusca e de localidades vizinhas, ávidos para experimentarem o novo Skate Park, definido por Bernardo Oliveira, da Academia dos Patins, como um dos melhores e maiores da região, só equiparado ao mais próximo que existe em Leiria.

Na cerimónia participaram ainda atletas ligados à Academia dos Patins, a empresa que apoiou o Município na conceção do espaço do skate park e que dinamiza eventos ligados a esta área. O público pode assistir às acrobacias dos atletas Pedro Roseiro (Skate), Samuel Dias (Inline), Nuno Faria (BMX), Rodrigo Vicente (BMX). Nuno Barroso “Pintas”, praticante de Dirt Jump, natural do Arripiado no concelho da Chamusca, também esteve presente e encantou o público com manobras de cortar a respiração.

O Presidente da Câmara da Chamusca, Paulo Queimado, recordou na sua intervenção que a construção de um skate park na vila estava já contemplada no programa eleitoral da sua equipa desde 2013. Não havendo nenhum sítio específico idealizado para o implantar, a solução agora encontrada resultou da proposta de Benjamim Silva, um jovem com apenas 11 anos, da Chamusca, praticante de BMX que, após contatou com o Município, explicou o seu projeto e conseguiu reunir 300 assinaturas a pedir a construção do Skate Park.

“Se uma criança com 11 anos tem esta capacidade de empreendedorismo e de perceber que, indo ao sítio certo, pode fazer as coisas acontecer, qualquer um de nós, com o poder de participação, pode fazer acontecer coisas na nossa terra”, afirmou o Presidente da Câmara, apelando ao bom uso destes equipamentos por parte de toda a população. “Este é um equipamento vosso e, sendo vosso, é importante que cuidem dele como se fosse vosso. É preciso que todos consigamos cuidar deste espaço”, frisou.

Benjamim Silva, o jovem que esteve na origem do projeto agora implementado, foi um dos primeiros utilizadores do equipamento do Skate Park neste dia da inauguração. Era o rosto da satisfação e com ele muitos amigos estavam deliciados com o novo projeto. “Acho que este espaço está incrível, melhor do que estava antes, que não tinha nada. Foi bem feito e quero agradecer muito à Câmara”, afirmou Benjamim Silva.

Nuno Barroso, conhecido como “Pintas”, campeão de dirt jump, diz que o Skate Park da Chamusca tem todas as condições para que se possam descobrir novos talentos no nosso concelho, seja em BMX, Skate ou patins. “A secção dos skates está ótima. Está tudo no ponto. Vou vir aqui treinar muitas vezes, sobretudo à noite, graças à iluminação do espaço”, afirmou Nuno Barroso, lançando a ideia de que “o equipamento tem as condições perfeitas para acolher um campeonato nacional de BMX e trazer de volta esta competição que acabou há algum tempo”. “Até lá ainda poderíamos descobrir novos talentos locais que poderiam participar na prova”, acrescentou.

A Academia dos Patins apoiou no desenvolvimento do projeto e vai ministrar workshops das três modalidades que se podem praticar neste equipamento.

O projeto do novo Espaço Lúdico e de Lazer do Bairro englobou a reinstalação de novos equipamentos no já existente parque infantil, a criação de uma nova zona ajardinada com mobiliário urbano (mesas, bancos e churrasco), a instalação de uma infraestrutura apta para a prática de Outdoor Crossfit, e ainda a construção de um moderno Skate Park, apto para a prática de três modalidades: BMX, patins em linha (InLine) e skate.

O investimento no Bairro – Espaço Lúdico e de Lazer foi de cerca de 250 mil euros, com fundos próprios do Município. Trata-se de uma em criar um novo polo de atração de visitantes à Chamusca, sobretudo porque o novo Stake Park está dotado de todas as condições técnicas para aqui serem realizadas provas desportivas de dimensão nacional.

A requalificação de toda a zona, incluiu também obras no ringue desportivo ali existente.

Link do vídeo da inauguraçãohttps://www.youtube.com/watch?v=TL0pzyXI7Z8

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *