workshopviolencianamoro

“Eu daria o meu mundo por ti, mas preciso dele”

Prevenção e Violência no Namoro

No próximo dia 15 de fevereiro terá lugar em Coruche um workshop promovido pela Associação Plano i, visando trabalhar o tema da sensibilização e prevenção da violência no namoro.

As três sessões agendadas do mesmo workshop, têm como público alvo cerca de 180 alunos da Escola Profissional de Coruche e da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Coruche.

A Associação Plano i tem como missão a promoção da igualdade em todas as esferas da vida social nomeadamente  desconstruindo e combatendo junto de diferentes interlocutores individuais e coletivos, discursos e práticas promotoras da discriminação, da exclusão e da violência.

Por forma a alcançar os seus objetivos, a Associação Plano i organiza atividades de sensibilização, formação, educação, intervenção e consultadoria dirigidas a indivíduos, grupos, comunidades e instituições.

A ação é realizada através de um caso prático hipotético (situação de namoro entre uma rapariga de 14 anos com um rapaz de 16 anos) onde são abordados os diferentes tipos de violência, referindo as diversas provas de amor/ciúme, o controlo efetuado a partir das redes sociais, partilha de passwords, formas de vestir, abordagem ao inicio da vida sexual, a tipificação legal da violência (crime público), consequências da violência e estratégias para a evitar. O workshop encerra com um exercício prático com os alunos onde é apresentada a solução do caso prático inicial.

Neste momento a Associação Plano i está a efetuar um mapeamento da realidade da violência no namoro em Portugal através do Observatório da Violência no Namoro, uma iniciativa desta Associação, em parceria com o Instituto Universitário da Maia/Maiêutica, criada no âmbito do Programa UNi+, financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade. Este mapeamento tem como objetivo recolher informação sobre casos de violência no namoro ocorridos em Portugal durante o ano de 2018.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *