A 56ª Feira Nacional de Agricultura, 66ª Feira do Ribatejo, realiza-se de 8 a 16 de junho de 2019 no Centro Nacional de Exposições em Santarém e tem como tema a “Vinha e o Vinho”. O programa foi apresentado em conferência de imprensa no dia 20 de maio, onde foi destacado que “o vinho é hoje um produto sofisticado, que envolve tecnologia na sua elaboração e adquiriu hoje um papel central na gastronomia moderna. É um produto complexo que requer cada vez mais conhecimento e a escolha desta temática é uma oportunidade para proporcionar ao consumidor várias experiências nesta área como a forma de beber, o copo a utilizar, o prato mais indicado, a temperatura do vinho, entre outras. Por outro lado, é uma forma de realçar o dinamismo do sector que tem grande importância económica”, refere a organização. Estão previstos seminários sobre o vinho e outros temas da agricultura, e na entrada do certame, uma decoração alusiva ao tema, onde os visitantes poderão observar os diferentes tipos de vinha que existem em Portugal. Haverá muita gastronomia, concertos, animação tradicional com desfiles e folclore e largadas de toiros. O bilhete passa a custar 7,5€ com os parques de estacionamento gratuito.

Comissão Europeia na feira

A FNA 19 vai contar com a presença da Comissão Europeia um stand institucional no qual os visitantes poderão tomar conhecimento com muitas das atividades que esta instituição realiza. Esta presença também é uma forma de reconhecer a importância do certame e a sua contribuição para a imagem da agricultura portuguesa.

Seminário e colóquios

Várias representações de associações de agricultores internacionais vindas de Espanha, França, Grécia, Itália, diretores gerais de agricultura da Comissão Europeia, especialistas do setor, dirigentes associativos, entre outros, participam no conjunto de seminários e colóquios técnicos, denominados “Conversas de Agricultura”. Phil Hogan, Comissário Europeu da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, marcará presença na discussão relativa aos “Desafios para os Agricultores e para a Agricultura no Futuro”, organizada pela CAP e que se realiza no dia 14 de junho, pelas 10h00. Consultar o programa completo da organização.

Atividades equestres

Nos dias 8 e 15 de junho, o Grande Ringue, uma das zonas mais nobres do evento, vai ser palco de um inovador espetáculo equestre “O Cavalo na História”, que foi especialmente preparado para esta edição da FNA, e que retrata a evolução do cavalo ao longo dos tempos na vida civil, no campo, na guerra e no toureio. Também neste dia, realce para a Entrega de prémios do 26º Concurso Nacional Oficial das Coudelarias Portuguesas e 9º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana. Haverá outras iniciativas equestres que vão estar no centro da ação da feira e ocupar um lugar de relevo ao serem realizadas no Grande Ringue. Tal como em 2018, foi implantada uma pista com um piso técnico adequado à realização das várias actividades equestres que aqui irão decorrer. Paralelamente, uma bancada no centro do Grande Ringue permitirá acompanhar com mais pormenor e atenção os concursos que aqui decorrem.

Maquinaria Agrícola

A exposição de maquinaria é um dos principais sectores do evento que atrai não só os profissionais da área para conhecer as novidades do mercado, mas também muitos outros visitantes impressionados com a dimensão desta exposição que conta com as principais marcas do mercado. Esta é uma área em que a tecnologia e a inovação estão sempre presentes, uma evidência clara de um sector pujante, moderno e apetecível, que possibilitará, decerto, inúmeros contactos e bastantes negócios para satisfação dos expositores. A zona de Maquinaria Agrícola será um espaço privilegiado de promoção e de demonstração para que os interessados possam observar no terreno as principais características destes equipamentos.

Salão Prazer de Provar

Os produtos premiados nos concursos nacionais, nomeadamente “Os Melhores dos Melhores”, que decorreram entre dezembro e maio, estarão em exposição no Salão Prazer de Provar, permitindo o contacto direto do consumidor com o que de melhor se faz no nosso setor. Estas iniciativas foram realizadas em prova cega e tiveram como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores. Cumprindo o objetivo de premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses a feira vai ser palco das cerimónias de entrega de prémios das várias competições. O salão reúne no mesmo espaço vários produtos de grande qualidade como azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares. Decorrem ações de “Cozinha ao Vivo” com mostras e degustações de produtos ou harmonizações entre Vinhos/Azeites, entre outras atividades, uma forma do consumidor tomar conhecimento e experimentar produtos já confeccionados nem sempre de fácil acesso.

Mostra agropecuária

Estará em exposição uma mostra alargada de diferentes raças autóctones bovinas, nacionais e internacionais, assim como dezenas de equinos, representando as principais coudelarias nacionais, suínos de raça bísara e raça alentejana, caprinos e ovinos. Na edição deste ano os ovinos e os suínos vão concentrar-se num só local, o que permitirá uma maior concentração de efetivos e facilitará a visita do público. Destaca-se também uma grande exposição de galinhas poedeiras, mostra que contará com mais de 500 exemplares e permitirá aos visitantes observar o comportamento destes animais ao ar livre.

Dia do município de Almeirim e de Santarém

O dia 12 de junho é dedicado ao município de Almeirim, estre ano com uma participação mais ativa na feira através de várias iniciativas relacionadas com o concelho de Almeirim. O dia seguinte, 13 de junho, é uma quinta-feira, dedicado ao município de Santarém que vai promover várias atividades ao longo do dia.

FERSANT

Paralelamente à FNA 19, o público também poderá visitar a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, uma iniciativa que visa promover uma rede de contactos com o tecido empresarial da região.

Concertos

No dia de abertura, 8 de junho (sábado), actua José Cid, no dia 9 de junho (domingo), é a vez do grupo “Capitão Fausto”, enquanto a 13 de Junho (quinta-feira) as atenções viram-se para “Conan Osíris”. No dia 14 de junho (sexta-feira) realce para o concerto de Mariza e no dia 15 (sábado) o destaque vai para David Antunes e convidados Samantha Fox e Toy.

Copos reutilizáveis

Durante os nove dias de feira, o compromisso com o meio – ambiente e a reciclagem estarão sempre em primeiro plano. Com o objetivo de reduzir a pegada ecológica e o consumo de plástico, a FNA 19 aposta em copos reutilizáveis por 1 € apenas (sem retorno). Continua a colaboração com a Resitejo para que o evento seja cada vez mais amigo do ambiente. Por outro lado, um dos veículos que presta o serviço de transporte gratuito para a feira será um autocarro elétrico, o que permitirá uma maior poupança de energia.

Transportes

A Feira e a CP estabeleceram para este evento uma parceria que permitirá aos visitantes do certame viajar de comboio com bilhetes mais baratos. Neste âmbito, a CP – Comboios de Portugal proporcionará aos visitantes da Feira 30% de desconto, em viagens de ida e volta, em qualquer classe, entre os dias 7 e 17 de junho de 2019, nos comboios Intercidades, Regionais e Inter-regionais. O desconto é válido para viagens com destino/origem a estação de Santarém, não sendo cumulativo com outros descontos ou promoções em vigor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *