homenagem DRTbx

O Município de Coruche atribuiu o Prémio de Mérito a David Ribeiro Telles (a título póstumo), a distinção mais elevada do município, representado num relevo do perfil do Mestre, no local onde sempre gostava de ver as corridas, junto ao setor seis, no burladero à direita da porta dos cavalos.

O momento solene que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, de vários elementos da família e dos empresários da praça (empresa De Caras Tauromaquia), decorreu no passado dia 17 de agosto, durante a Corrida de Toiros de homenagem a Mestre David Ribeiro Telles, por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo.

Lembramos que o prémio de Mérito Municipal “destina-se a homenagear publicamente indivíduos ou entidades que tenham praticado atos de altruísmo, coragem ou benemerência ou se notabilizem pelos seus méritos, feitos ou contributos, ou outros que se distingam pelo exemplar desempenho das suas funções”. O Município de Coruche, em 2016, quer no órgão Câmara Municipal, quer no órgão Assembleia Municipal, aprovou votos de pesar onde se podem ler alguns dos maiores feitos, contributos, atos de coragem, altruísmo e benemerência  que o Mestre David Ribeiro Telles personificou no concelho de Coruche e cuja grandiosidade se tornaram reconhecidas a nível nacional.

O Mestre David ao longo da sua vida fez da sua casa na Herdade da Torrinha, uma verdadeira escola, onde ensinou, além dos seus filhos e netos, cavaleiros de diferentes gerações, sendo um exemplo e referência para os mais jovens. Por ser considerado um símbolo maior da tauromaquia, além de ganadeiro e empresário, recebeu em vida as mais elevadas distinções pelo seu percurso pessoal e obra: Em 1991, recebeu do Ministério da Cultura a Medalha de Mérito Cultural; Em 1999, foi condecorado pelo Presidente Jorge Sampaio como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique; E em 2008, foi homenageado pela Câmara Municipal de Coruche recebendo o Prémio Foral.

A Herdade da Torrinha será palco este fim de semana (8, 9 e 10 de setembro) da Feira de Campo, um evento que “nos leva ao encontro das tradições, do campo, da sua envolvente e costumes.” O Município de Coruche é uma das entidades parceiras deste evento que terá lugar na freguesia do Biscainho, em Coruche.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *