Na passada semana (dias 7 e 8 de setembro) o Movimento Transformers esteve no Município da Chamusca com o objetivo de formar e capacitar os agentes locais através de metodologias de educação não formal. A formação decorreu no Edifício de São Francisco e contou com 40 participantes: mentores de atividades extracurriculares, técnicos dos gabinetes da juventude, da educação e desporto da Câmara Municipal da Chamusca. Foram dois dias de muita aprendizagem prática, partilha e planeamento do ano letivo, onde o mais importante foi a perceção de que é fundamental trabalhar em conjunto em prol da resolução dos problemas sociais que se passam dentro e fora das salas de aula.

Segundo Cláudia Moreira, Vereadora do Pelouro da Educação, “o feedback foi tão positivo que estamos já a planear um segundo momento de interação para se trabalharem ainda mais as relações dos participantes, descobrirmos os seus superpoderes para os colocarmos ao serviço da comunidade.”

O Movimento Transformers é um movimento nacional de voluntariado recomendado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que tem como missão aumentar os índices de envolvimento cívico e social das comunidades através daquilo que as pessoas mais gostam de fazer. A atuar há oito anos com metodologias de educação não formal e depois de 22 municípios em transformação chegou a vez da Câmara da Chamusca fazer parte desta aventura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *