NERSANT apresenta projetos financiados com potencial para as empresas da região

A NERSANT realizou esta semana, por toda a região do Ribatejo, diversas sessões de apresentação destinadas às empresas, para dar a conhecer os diversos projetos financiados de Formação, Consultoria Empresarial, apoio à Internacionalização, e Vales. A ronda destas sessões pelo Ribatejo começou na terça-feira, dia 21 de janeiro, na Sede da NERSANT em Torres Novas, e na Startup Santarém, na quarta-feira, dia 22, na Startup Ourém e no Núcleo NERSANT do Sorraia em Benavente, e terminou na quinta-feira, 23, com mais duas apresentações no Núcleo NERSANT de Abrantes e na Quinta das Pratas no Cartaxo.

MovePME a mais valia da consultoria e formação à medida das necessidades das empresas

Nestas sessões foram apresentadas as atividades da NERSANT dedicadas às empresas para 2020, com destaque para o programa de Consultoria Empresarial MovePME. Este programa abrange áreas temáticas como a Organização e Gestão; a Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inovação ou outros); a Internacionalização; Capitalizar: otimização de recursos financeiros; Economia digital; Gestão Estratégica; Indústria 4.0.
O  MovePME apresenta como grandes mais valias a disponibilização de consultores seniores neste programa de consultoria e formação; a realização de um Diagnóstico completo à empresa; a definição do Plano de Ação; a implementação e Acompanhamento do Plano de Ação; Formação de trabalhadores; a Avaliação de Resultados; e o Custo reduzido, uma vez que o projeto é financiado a 90%.

O programa Melhor Turismo 2020 segue a mesma linha do MovePME, sendo direcionado a empresas do setor do turismo. Desenvolve-se em três ciclos temáticas. O primeiro temático de Gestão de Microempresas destina-se PME até 5 trabalhadores, com necessidade de desenvolver ou reforçar as competências base de gestão. Tem uma abordagem em formação e consultoria mais prática e menos teórica. A intervenção centra-se na temática Capitalizar: otimização de recursos financeiros e Economia Digital.
O clico temático de Planeamento destina-se a PME com mais de 5 trabalhadores, com necessidade de reforçar as competências de gestão/organização e melhorar a eficiência organizativa global. Resolve problemas de gestão, organização e funcionamento, identificados e caracterizados no diagnóstico. A temática a intervir é a Gestão de Empresas Turísticas.
O terceiro Ciclo Temático é destinado a PME com mais de 10 trabalhadores (disponibilizando um mínimo de 6 para a formação). Desenvolve estratégias de crescimento através de soluções digitais que potenciem processos produtivos mais eficientes e interconectados; criando novos modelos de negócio e novas cadeias de valor, alinhadas com os desafios da 4ª Revolução Industrial. Desenvolve as competências dos empresários e trabalhadores do setor, através da realização de formação/consultoria que permita reforçar a sua qualificação nesta temática. A temática a intervir é o Turismo 4.0.
Este programa de consultoria e formação à medida, desenvolvido pela NERSANT, apresenta também baixo custo para as empresas, sendo também financiado em 90%. Como grandes mais valias para as empresas este programa tem a dimensão diferenciadora da modalidade de formação-ação. Oferece resposta a problemas concretos de cada empresa. Disponibiliza consultores seniores. Permite a realização de um Diagnóstico completo à empresa; a definição do Plano de Ação; a implementação e Acompanhamento do Plano de Ação; a Formação de trabalhadores; e a avaliação de Resultados.

Mais informação e inscrição em: https://www.nersant.pt/academia/move-pme/

NERSANT apresenta Plano Internacionalização 2020

Em destaque nestas sessões, a apresentação do Plano de Internacionalização para 2020  com quatro missões empresariais agendadas para os meses de março a maio. Estas missões empresariais visam proporcionar às empresas a oportunidade de identificar e contactar potenciais clientes e parceiros, obter mais informação sobre os mercados abordados, otimizar as deslocações e minimizar os custos;
e a realização de contactos institucionais relevantes. Em cada missão, é concebida uma agenda individualizada por empresa participante, de acordo com o perfil de interesses identificado. Estão agendas missões empresariais a Ho Chi Minh, Vietname, de 8 a 12 de março; a Paris, França, de 30 de março a 4 de abril;  a Acra, Gana, de 17 a 21 de maio; e a Bruxelas, Bélgica, de 22 a 26 de maio.
Estão igualmente programadas várias receções de empresas e entidades estrangeiras no Ribatejo. Estas receções fazem a  identificação de potenciais importadores, compradores, subcontratantes e investidores, após o que fazem o convite a empresas ou delegações de empresas de países estrangeiros, para virem estabelecer contacto com empresas da Região. Estão previstas receções a delegações empresariais da Argélia, Emirados Árabes Unidos, Panamá, República Dominicana, Ucrânia, Azerbeijão, EUA, Perú, Taiwan e Vietname.
No plano de internacionalização para 2020 a NERSANT prevê ainda a realização de Mostras Promocionais. Trata-se de eventos realizados em locais de relevo, visando a promoção dos produtos e serviços  portugueses em mercados externos, e de ações promocionais da Região no exterior junto de importadores, compradores, subcontratantes e investidores. A NERSANT vai estar presente com o evento “Ribatejo Week” na Eslováquia  (Bratislava), coincidindo com a CONECO – International Building Fair, de 25 a 28 de março.  De seguida vai levar o Roadshow PromoInvest Ribatejo em França, coincidindo com a Midest Paris. O roadshow PromoInvest Ribatejo vai estar no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, coincidindo com a Middle East Investment Summit, de 19 a 23 de abril. O Roadshow PromoInvest Ribatejo segue depois para os EUA, em Nova Iorque, coincidindo com a Buildings NY Trade Show, de 27 a 30 de abril. O roadshow PromoInvest Ribatejo vai estar na  Bélgica, Bruxelas, de 22 a 26 de maio, coincidindo  com o Evento “O Melhor de Portugal”.
O evento “Ribatejo Week” vai estar em Macau, de 15 a 19 de junho, e no Uruguai em julho.
Na estratégia da NERSANT para a internacionalização das empresas da região merecem destaque os eventos Internacionais que visam, por um lado, a promoção e apresentação da região, e por outro promover a realização de reuniões previamente agendadas, entre as empresas portuguesas e as estrangeiras (B2B e nas instalações das próprias empresas).
Neste esforço de promover a internacionalização dos negócios da região, de salientar oo IX NERSANT Internacional Business que vai ter lugar em Tomar, no mês de maio de 2020, e o Ribatejo Export Event 2020 que terá lugar em setembro.

Mais informação e inscrições em: https://www.nersant.pt/projetos/internacionalizacao/

Ferramentas de Apoio Gestão Financeira para as empresas

A NERSANT disponibiliza,  a partir deste mês, quatro Ferramentas digitais de Apoio à Gestão, de Cálculo Financeiro e Planeamento, sem custos para as empresas.
Disponível a partir do site da Associação, a primeira destas ferramentas permite fazer o Cálculo do Custo Financeiro total, por empréstimo – TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global). Permite ainda o cálculo do valor anual e mensal total suportado, para cada financiamento, permitindo assim às empresas controlar os seus custos financeiros de forma rigorosa.
Uma segunda ferramenta permite elaborar o mapa de Cash-flows, de forma automatizada. Permite uma compreensão das origens e aplicações de meios libertos; e auxilia na otimização das estratégias financeiras ao nível do investimento e financiamento.
A terceira ferramenta faz o Planeamento detalhado das receitas e despesas previstas. Permite fazer a identificação das necessidades e excessos de fundos em cada mês; e a comparação entre o previsto e o realizado (receitas/despesas).
A quarta ferramenta permite realizar o Planeamento e controlo de gestão financeira de curto prazo
Gestão de recebimentos e pagamentos, fornecedores, clientes e contas bancárias.
Estas ferramentas estão acessíveis, mediante um simples registo, para as empresas, no site https://www.inovfin.com/

 

Financiamento das PME

O financiamento das PME é outro dos serviços que a NERSANT oferece às empresas que pretendam realizar um plano de negócios para reestruturação da empresa e/ou acesso a financiamento. Além do bom relacionamento com as diversas instituições bancárias, a NERSANT estabeleceu  Protocolos Bancários, com a Caixa Crédito Agrícola e o Montepio Geral, com condições atrativas de financiamento às PME da região.

Eventos outdoor 2020: Paintball, Challenger, Fersant, Karting, Golfe

Para 2020, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai proporcionar várias  ações de teambuilding  que proporcionam momentos de diversão, num ambiente diferente, descontraído e fora da comum sala de reuniões. A FERSANT- Feira Empresarial da Região de santarém vai realizar a sua 31.ª edição em Santarém, no Cnema, de 6 a 14 junho, em simultâneo com a Feira Nacional de Agricultura.

A novidade para 2020 é o Paintball, jogo de equipa ao ar livre onde o objetivo do jogo em equipa é atingir os elementos da equipa adversária, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal. A 1ª edição da prova vai ter lugar na Serra d’Aire, a 7 de março de 2020.

Em destaque no calendário dos eventos outdoor da Associação Empresarial está o CHALLENGER NERSANT, que este ano vai ter a sua 19.ª edição nos dias 8 e 9 de maio.  O CHALLENGER NERSANT realiza-se anualmente desde 1996 e caracteriza-se por ser uma prova de desporto aventura que reúne, em ambiente de convívio e partilha, várias empresas da região.

O Grande Prémio de Karting da NERSANT promete ser mais uma vez um dos marcos nas atividades outdoor anuais da  Associação Empresarial. A prova vai ter lugar a 19 de setembro no Kartódromo de Almeirim.
O Torneio de Golf da NERSANT pretende proporcionar aos seus participantes um dia de descontracção, diversão e convívio. Em 2020, o Torneio Empresarial de golfe da NERSANT vai realizar-se no dia 3 outubro, no campo de golfe de Santo Estevão, concelho de Benavente.

Mais informações e inscrições em: https://www.nersant.pt/agenda/

Programas Vales

O Projeto Simplificado VALE é um programa do Portugal 2020, que disponibiliza financiamento de 75% a fundo perdido. A NERSANT apoia gratuitamente a elaboração das candidaturas. Permite às empresas a Contratação de serviços de consultoria, em determinadas áreas, a entidades devidamente qualificadas para o efeito, como é o caso da NERSANT.
Desde já, encontram-se abertas candidaturas do Vale Economia Circular, para projetos de Mecanismos de Apoio para a Economia Circular. Destina-se a PME que pretendam implementar ações que constituam boas práticas de eco-design, eco-eficiência, eco-inovação e simbioses industriais. São suscetíveis de apoio, os serviços de consultoria, contratados a entidades acreditadas, relacionados com: Ambiente – Implementação de Sistema de Gestão Ambiental – ISO 14001; Eficiência Energética – estudos, diagnósticos, auditorias e implementação do Sistema de Gestão da Energia, ISO 50001; Definição e implementação de outras estratégias conducentes à adoção de Planos Empresariais de Economia Circular (p.ex. valorização de subprodutos e resíduos; Plano de Sustentabilidade, ecoeficiência; eco-inovação; simbioses industriais, eco-design).
Estão abertas igualmente as candidaturas ao Vale Comércio, para empresas que pretendem desenvolver um portal ou loja online.
Os Vales Internacionalização têm como objetivo apoiar as PME no conhecimento de mercados externos e no  interface com os agentes económicos relevantes nesses mercados. Destinado a empresas que não exportaram nos últimos 12 meses. Projeto financiado a 75%.

Formação Modular Financiada 2020

A NERSANT oferece uma vasta oferta de formação financiada, sem custos para as empresas, agora obrigadas por lei a dar 40 horas de formação por ano aos trabalhadores. Em fevereiro a NERSANT tem programadas as seguintes ações de formação: Em Santarém – Comunicação Interpessoal/Comunicação Assertiva; e Inteligência Emocional; em Abrantes – Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no trabalho; e Marketing Didital; em Benavente – Língua Inglesa/Vendas; e  Comunicação Interpessoal/Comunicação Assertiva; em Ourém –  Língua Inglesa/Vendas; e Estratégias de E-Marketing; em Torres Novas – Folha de Cálculo/Funcionalidades Avançadas; e Língua Espanhola/Atendimento; e no Cartaxo – Marketing Digital; e Inteligência Emocional.
Informação detalhada em https://www.nersant.pt/academia/

A criação de Sites na Internet é outro dos serviços disponibilizados pela NERSANT às empresas. A NETSolutions oferece ainda soluções de alojamento para as empresas.

 

NERSANT apresenta portal Compro no Ribatejo

Já está online o portal www.compronoribatejo.com, um serviço criado pela NERSANT apresentou esta semana, a sua mais recente aposta para dinamizar os negócios no Ribatejo entre empresas associadas e não associadas. Desta forma, a NERSANT procura aproximar as empresas e proporcionar negócios. O portal permite que qualquer pessoa conheça os serviços e produtos das  empresas associadas da NERSANT. Oferece a possibilidade de solicitar gratuitamente propostas de negócios e pedir quotações de produtos e serviços, de forma a poder tomar as melhores decisões.

Aceda a http://compronoribatejo.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *