IMG_0661

Trabalhos de renovação e manutenção dos espaços ao ar livre da Quinta das Pratas já estão a decorrer – mais de 66 mil euros para “devolver dignidade à Quinta das Pratas e garantir que volta a ser espaço privilegiado para a prática desportiva”

Pintura dos muros envolventes e das estruturas de apoio aos polidesportivos – bancadas – já está em fase de execução.

Campos polidesportivos – basquetebol e futsal – vão receber investimento superior a 46 mil euros. Processo de contratação entrou em fase final de adjudicação.

Câmara abriu Quinta das Pratas a investimento privado com concessão para instalação de campo de Padel – obras de construção estão em fase de conclusão.

 Conforme Pedro Magalhães Ribeiro informou o executivo na reunião da Câmara Municipal do Cartaxo, que decorreu no dia 21 de agosto, as obras de remodelação dos campos polidesportivos descobertos do Complexo Cultural e Desportivo da Quinta das Pratas estão em fase final de adjudicação.

O autarca referiu que o investimento de cerca de 46 mil euros (43.350,00 + IVA) “foi previsto no Orçamento para 2017”, afirmando que “estamos conscientes da necessidade desta intervenção, desde o início do mandato. A falta de trabalhos regulares de manutenção dos campos levou a que a degradação que encontrámos fosse preocupante”, no entanto, as condições “ainda piores de outros equipamentos da Quinta das Pratas, obrigou a que o investimento disponível fosse direcionado, nos primeiros anos, para situações muito urgentes”, referindo-se aos trabalhos nas Piscinas Municipais “nas quais investimos milhares de euros ao longo dos últimos anos, para repor as condições mínimas de utilização” – no início do mandato, a Câmara Municipal decidiu mesmo o encerramento temporário das piscinas por “não estarem asseguradas as condições de saúde pública” – o espaço é usado não apenas por utentes a título individual, mas também por centenas de praticantes de natação dos clubes do concelho.

Trabalhos de pintura e requalificação já se iniciaram

Pedro Magalhães Ribeiro informou também que “a par da remodelação dos campos polidesportivos, já tiveram início trabalhos de pintura no complexo da Quinta das Pratas”, referindo-se ao contrato já em execução que prevê a pinturas de todos os muros – paredes interiores e exteriores –, assim como, das bancadas de apoio aos espaços polidesportivos, num investimento municipal de cerca de 21 mil euros (20.597,29 euros + IVA).

O presidente da Câmara informou ainda que “neste mandato o investimento municipal na Quinta das Pratas é muito relevante”, da “substituição de equipamentos essenciais ao funcionamento das piscinas municipais, passando pela total reconversão do parque infantil, até aos trabalhos que estão a decorrer e que vão ter início nos próximos meses. A Quinta das Pratas está agora no caminho certo para voltar a ser um espaço de que o Cartaxo se orgulhe.”

Outros investimentos “que não são visíveis aos utilizadores, mas que são de enorme importância para a sustentabilidade futura de todo o espaço”, foram também efetuados – “a reconversão do sistema de rega automática, que permite hoje o racionamento de água, a remodelação de todo o equipamento da central hidropressora da Quinta para se conseguir um melhor aproveitamento do furo municipal, foram ainda reparados os grupos de eletrobombas já existentes e instalados três novos grupos” que garantem a rega quer das zonas verdes da Quinta das Pratas, quer do relvado do Estádio Municipal – “num investimento superior a 20 mil euros”.

A par do investimento público na requalificação da Quinta das Pratas, a Câmara Municipal abriu o complexo ao investimento privado. “A Quinta das Pratas, pela sua centralidade, facilidade de estacionamento, proximidade aos principais acessos rodoviários e possibilidade de criação de sinergias para praticantes de várias modalidades, é um espaço privilegiado, que tem ainda possibilidades de crescimento”, afirmou o presidente da Câmara, dando como exemplo o recente investimento privado no campo de Padel, cujas obras estão em fase de conclusão e que foi atribuído por hasta pública.

IMG_0654 IMG_0533

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *