Alunos de Coruche em ação solidária“(Re)nascer das cinzas”

 No passado dia 27 de novembro de 2017 a Câmara Municipal de Coruche promoveu duas ações de educação para a sustentabilidade onde foram enquadrados dois projetos: Florestar Portugal e a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. No âmbito destas ações dirigidas ao ensino pré-escolar e 1.º CEB, foram realizadas na Herdade dos Concelhos diversas atividades, nomeadamente o envasamento em pacotes tetra pak de de plantas de pinheiro manso, sobreiro, murta e medronheiro com o objetivo de  apoiar a reflorestação do Município de Mação.

Paralelamente, as turmas do 6ºA e do 6ºC do Agrupamento de Escolas de Coruche desenvolveram, em Educação para a Cidadania, o projeto:“(Re)nascer das Cinzas”. Os alunos construíram pequenos pinheiros com materiais recicláveis e venderam-nos para angariarem fundos. O montante apurado, com as vendas realizadas por estes alunos serviu para adquirir materiais didáticos pedagógicos no comércio local com destino às escolas de Cardigos, Carvoeiro e de Mação (pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Mação). A professora responsável pela disciplina contactou a Câmara Municipal de Coruche para solicitar apoio na concretização e logística do projeto tendo sido cedidos  muitos exemplares pela Associação de Produtores Florestais de Coruche e pela Câmara Municipal de Coruche. Surgiu assim um único projeto “(Re)nascer das cinzas”.

Assim, no passado dia 20 de fevereiro os alunos da EB da Erra e do 6.º A e 6.ª C partiram rumo a Mação, onde foram recebidos e agraciados pelo executivo de Mação no salão nobre dos Paços do Concelho e onde se procedeu à entrega dos materiais didáticos ao Diretor do Agrupamento de Escolas de Mação. Mais tarde e de uma forma simbólica foram plantadas algumas árvores numa área ardida deste concelho.

O projeto “(Re)nascer das cinzas” pretende, na sua essência, contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e para a sua realização enquanto cidadãos conscientes, responsáveis,  e solidários.

rececao_executivo_de_macaobx

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *