No ano em que se comemora 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia, Santarém acolhe o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa no último fim-de-semana de maio de 2020, escolha feita pela Confederação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas em parceria com o Turismo de Portugal.

O anúncio oficial foi realizado hoje, dia 28 de outubro, na Casa do Campino, por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Olga Cavaleiro, Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e João Leite, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Viver Santarém.

Na ocasião, ambos destacaram a importância que a Gastronomia tem, não só a nível económico de uma região, como também ao nível cultural e social. Mais do que um dia, é uma oportunidade para toda a sociedade portuguesa centrar a sua atenção nas virtudes, na história, nas curiosidades, no que ela revela da portugalidade que nos caracteriza.

A Capital Nacional da Gastronomia recebe o dia em que se celebra a riqueza da nossa gastronomia, elevando territórios, produtores e produtos, cozinhas e sabores do nosso Portugal.

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, instituído pela Resolução nº 1453/XII da Assembleia da República sob proposta da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, celebra-se no último domingo de maio desde 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *