À semelhança do ano findo, vamos ter no próximo dia 15 de março (quinta-feira) pelas 19h30 um evento que integra a programação cultural do Museu e que ao mesmo tempo visa também a angariação de fundos. Este ano vamos ter um ciclo de 3 jantares com história.

Para sobreviver os homens têm que se alimentar. De acordo com os produtos comestíveis, de cada região e em cada época, foram nascendo sistemas alimentares diferenciados nas formas de cozinha e nos gostos daí resultantes. Tomando esta ideia o Museu Diocesano de Santarém construiu um programa cultural, associado ao seu espaço edificado e à colecção em exposição, a partir da história da alimentação e da arte.
Nasceram, assim, para 2018, três jantares diferentes que dão conta de variações alimentares no tempo milenar, nas épocas do ano, nos locais, nas festas e no dia-a-dia, no grupo social e, claro, nos saberes técnicos da cozinha que se constituíram como culinária.

I.A última ceia, quinta-feira 15 de Março
II.A Corte vem ao Paço, sexta-feira 15 de Junho
III. Pe. António Vieira, a voz visível, sexta-feira 28 de Setembro

O primeiro será: “Uma ementa para a Última Ceia” – Jantar com História(s), cujo cartaz se anexa.

A ementa foi criada pelo reconhecido Chef António Alexandre, Chef executivo dos hotéis Marriott,  a partir de ingredientes da narrativa bíblica e também das representações da Última Ceia na arte.

O historiador António Camões Gouveia introduzirá a partir de peças do Museu ao estar à mesa, aos objectos e ingredientes utilizados, sempre em estreita ligação com os textos bíblicos e a história da arte e do quotidiano.

O jantar contará também com apontamento musical.

As reservas podem ser feitas por email geral@museudiocesanodesantarem.pt; através do telefone 243304065 ou presencialmente na portaria do Museu até ao dia 12 de março.

Nb.O Jantar só se realizará caso exista um número mínimo de 40 de participantes.

cartaz_conf 02-03 catalogo exp tomar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *