VEM Aí O FITIJ

A XIV edição do FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes, terá lugar na cidade de Santarém e na região, de 1 a 7 do próximo mês de Outubro, contando este ano com a participação de grupos artísticos oriundos de 10 países.

Portugal, Espanha, Inglaterra, Noruega, Dinamarca, Polónia, República Checa, Letónia, Israel e Brasil farão a festa, que, para além de muitos espectáculos de palco e de rua, apresenta uma programação muito diversificada e cativante.

Embora o projecto contemple de modo especial a população escolar, grande parte das iniciativas são dirigidas a todo o tipo de público.

Criançando, oficinas temáticas para crianças, terá como palco a Casa do Campino. Será novamente acentuada a intervenção de artistas de rua com obras de Arte Urbana, far-se-à uma maior ligação às escolas da cidade e do concelho, oficinas de formação qualificadas e alargadas a outros públicos, várias exposições e instalações em novos espaços citadinos, actuações imprevistas em vários locais (“flashmobs”), e o “FITIJAlém” com itinerâncias pelo distrito, apresentando-se o Festival noutros Municípios.

Acrescem algumas surpreendentes novidades num programa cuja publicação está para breve, e onde se destacam espectáculos de grande qualidade, premiados a nível internacional.

Também de salientar o relevo do envolvimento dos grupos locais, e residências artísticas que juntarão em espectáculos públicos estudantes, bailarinas e músicos de Santarém. O último fim-de-semana nos dias 5, 6 e 7, está reservado para animações de rua com companhias de circo cómico, o que certamente será do agrado de todos.

Este Festival Internacional de Artes é uma organização conjunta da Associação Cultural FITIJ, da Câmara Municipal de Santarém, e da Fundação Inatel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *