Chamusca recebe no próximo fim de semana a 1ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas
O concelho da Chamusca recebe no próximo fim de semana (24, 25 e 26 de março) a 1ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas. O certame decorre na freguesia de Vale de Cavalos e junta gastronomia, petiscos, showcookings, folclore, artesanato, música tradicional, animação musical, caminhada, torneio de Boccia, workshops, exposição de produtores e de agentes económicos.
A freguesia de Vale de Cavalos, no concelho da Chamusca, recebe no próximo fim de semana a 1ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DAS SOPAS RIBATEJANAS, numa organização conjunta entre o Município da Chamusca e a Junta de Freguesia de Vale de Cavalos.
Este evento, já há muito tempo desejado pela população valcavalense, por retratar a freguesia, tem como objetivo a divulgação e valorização das sopas ribatejanas e contará com a colaboração de associações, coletividades e agentes económicos.
Ao longo dos três dias do Festival serão servidas 15 variedades de sopas típicas ribatejanas, confecionadas com os produtos endógenos do concelho, tais como couve com feijão, sopa de tripas, feijão verde com carneiro, sopa de três por um, sopa de tomate com ovos escalfados, sopa da pedra, creme de cogumelos, sopa de entulho ou sopa de ossos com carne, entre outras. Ao longo do certame há ainda espaço para outras atividades como espetáculos e concertos de música, workshops, caminhada, torneio de Boccia, expositores locais, artesanato, música tradicional ou folclore.
Destaque para os SHOWCOOKINGS com os conceituados Chefs Hernâni Ermida (sábado, 25 de março), que vem confecionar uma sopa de fataça do rio, e José Maria Lino (domingo, 26 de março) que vem confecionar a sopa de couve feijão do Chef José Maria Lino, nos quais o público é convidado a degustar as sopas preparadas pelos Chefs.
O primeiro dia do Festival será marcado por um showcooking que contará com a participação especial de Romana (sexta-feira, 24 de março).
A animação musical está garantida com os concertos de Romana (24 de março), Cláudia Pascoal (25 de março) e Pedro Pinhal, num espetáculo que contará com a participação especial dos fadistas Teresa Tapadas e Manuel João Ferreira (26 de março). A música promete continuar pela noite dentro, com o DJ Hugo Luz e o DJ André Gaspar, sexta-feira e sábado, respetivamente.
Considerada o prato mais antigo do mundo, a rainha deste festival costuma ser servida habitualmente ao início das refeições principais. No entanto, para os apreciadores, a sopa pode mesmo ser o prato principal, um destaque que lhe é mais do que justo, dado ao seu elevado valor nutricional.
Na gastronomia portuguesa, a sopa tem um lugar de destaque e assume a sua versatilidade, podendo ser o conforto dos dias mais invernosos, ou o refresco de um dia quente de verão.
A sopa é um convite aos sentidos (através dos seus cheiros, das suas cores e das suas texturas), ao despertar das emoções (nas memórias que contém) e à adoção de uma alimentação saudável (pelas propriedades nutricionais que lhe são conhecidas).
Nesta 1.ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos, deixe-se surpreender numa viagem pelas histórias, sabores e cores do Ribatejo.
O certame decorre no Largo de Nossa Senhora dos Remédios em Vale de Cavalos. A entrada é livre.