Apresentação a Imprensa do FIFCA Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim……….Nesta 3ª edição, destaque para a América do Sul, que estará representada por agrupamentos do Brasil, Colômbia e Paraguai, a que se juntam grupos da Eslováquia, Itália, Sérvia, Lituânia e Egipto.

Como novidade, fica o facto do FIFCA sair das fronteiras do concelho de Almeirim e entrar em quatro concelhos vizinhos: Benavente, Alpiarça, Santarém, através da freguesia de Alcanhões, e Salvaterra de Magos, através da freguesia de Muge, onde estão previstos vários espectáculos e actuações na rua, em contacto com as populações.

Cada um dos grupos participantes estará acompanhado durante 24 horas por dia por elementos da organização, que também teve que tratar de toda a operação logística para o alojamento, estadia, alimentação e transporte das comitivas, além das questões de segurança e de toda a parte burocrática. Há 22 guias para acompanhar em permanência os grupos e 30 socorristas, 20 dos quais dos bombeiros voluntários de Almeirim, prontos para responder a qualquer problema que possa surgir. Só o rancho de Benfica vai servir, em seis dias, cerca de 1.500 refeições e três bufetts.

Do programa oficial do festival, destaque para as duas galas. A de abertura realiza-se no dia 20, às 21h30, seguida por uma welcome party na Quinta do Casal Branco, organizada pela Confraria Gastronómica de Almeirim, que este ano surge bastante envolvida no FIFCA. A gala de encerramento realiza-se no dia 25 de Abril, às 16h30, no pavilhão desportivo de Benfica do Ribatejo, precedida de um mega piquenique no parque da Zona Norte, em Almeirim, e de um grande desfile pelas ruas da cidade. ( Rede Regional )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *