Revista É Ribatejo
Destaque Notícias

FÓRUM ESTUDANTE JUNTA DOIS MIL ALUNOS EM OURÉM

 

Dois mil alunos do 9º ao 12º ano participaram no Fórum Estudante Ourém 2017, uma iniciativa do Município de Ourém em parceria com o Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G (CLDS3G), estabelecimentos de ensino de todo o concelho e o Projeto de Empreendedorismo Social Inspiring Future. Ao longo de todo o dia 10 de janeiro os alunos tiveram a oportunidade de contactar diretamente com instituições do ensino superior. Além disso tiveram a oportunidade de participar nas diversas atividades levadas a cabo pelos estabelecimentos de ensino e nas várias palestras e workshops sobre várias temáticas.

No total participaram 38 instituições de todo o país e 10 entidades do concelho (Agrupamento de Escolas de Ourém, Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel L. Perdigão – Caxarias, Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, Centro de Estudos de Fátima, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Colégio de São Miguel – Fátima, CLDS 3G Ourém, Escola de Hotelaria de Fátima, Escola Profissional de Ourém e Conservatório de Música de Ourém e Fátima).

Na abertura do Fórum Estudante, Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém manifestou “um grande orgulho por podermos organizar esta iniciativa cujo público-alvo são os nossos jovens” destacando a oportunidade de conhecerem a oferta formativa proveniente de todo o país.

Paulo Fonseca destacou a importância do acesso ao conhecimento e à informação na tomada de decisão, afirmando que a “vida de cada pessoa é como uma casa, assente em quatro pilares. O primeiro é a família e os amigos, que deve ser cuidado; o segundo a nossa terra, onde devemos manifestar o nosso apoio e de onde vem o nosso ADN; o conhecimento, que constitui uma grande oportunidade para decidir e trilhar passos; e também os sonhos, que são absolutamente fundamentais para encontrarmos aquilo que é o desígnio da nossa vida”.

Na ocasião dirigiu uma palavra especial às dez entidades do concelho que participaram nesta iniciativa, destacando a sua oferta “multifacetada, rica, diversa e reconhecida”. Frisou ainda o trabalho conjunto onde “falamos a uma só voz, envolvidos numa estratégia comum, que responde às apetências dos nossos jovens, às necessidades do mercado e do desenvolvimento económico e social e à definição de um caminho de progressão que seja cada vez mais evoluído para a satisfação do nosso concelho.”

Leave A Comment