Revista É Ribatejo
Notícias

REI E RAINHA DAS VINDIMAS 2022 DO CARTAXO

 

CONCELHO DO CARTAXO JÁ TEM REI E RAINHA DAS VINDIMAS 2022

  • Vasco Mota, da União de Freguesias de Ereira e Lapa e Patrícia Frazão, da Freguesia de Vale da Pedra, foram os jovens eleitos como Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2022.
  • Francisca Paulos, da Freguesia de Pontével, foi eleita 2.ª Dama de Honor e Joana Ramalho, da Freguesia de Vila Chã de Ourique foi eleita 1.ª Dama de Honor.
  • Rafael Tristão da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, foi eleito 2.º Pajem e João Miguel Marques, da Freguesia de Vila Chã de Ourique, foi eleito 1.º Pajem.
  • O Prémio Vítor de Sousa, que destaca a simpatia e companheirismo ao longo do concurso foi atribuído a Maria Beatriz Antunes, da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta e o Prémio Fotogenia, novidade da edição deste ano, foi atribuído a Patrícia Frazão, da Freguesia de Vale da Pedra.

As Piscinas Municipais foram o palco escolhido pela Câmara Municipal do Cartaxo para receber a Gala de Eleição Rei e Rainha das Vindimas 2022, que decorreu na noite de 17 de setembro, com centenas de espectadores no espaço completamente lotado.

Joana Azenheira e Tomás Formiga foram os apresentadores da Gala de Eleição que teve o tema O Tejo Aqui Tão Perto… como fio condutor.  Tema que foi o mote para duas criações e interpretações inéditas, a primeira apresentada pelo Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge e a segunda, pelos coreógrafos e dançarinos, Juan Maria Seller e Roberto Seller.

O Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge trouxe pescadores e lavadeiras para ocupar o espelho de água das piscinas municipais, como quem ocupa as águas e as margens do Rio Tejo. A etnografia, a música, os cantares e as tradições ribeirinhas chegaram à Gala de Eleição da Rainha das Vindimas, pela força dos braços de um pescador que remou até à margem, onde as lavadeiras partilharam confidências, numa apresentação que se socorreu do humor e da boa disposição, para mostrar a importância do Rio Tejo para o concelho do Cartaxo.

Já Juan Maria Seller e Roberto Seller criaram e apresentaram, com os alunos de dança contemporânea do Conservatório de Música de Santarém, um bailado que foi uma reflexão sobre a importância de defender o Rio Tejo enquanto recurso natural, económico e cultural. A beleza e a força do rio foram evocadas no palco e nas águas azuis da piscina que, iluminada, proporcionou momentos de rara beleza para a atuação de dois bailarinos que mostraram como o equilíbrio deste recurso é frágil e necessita ser protegido.

A Gala contou ainda com três atuações muito aplaudidas pelo público. A Escola de Acordeão Andreia Sofia, que abriu o desfile regional, com a professora e acordeonista Andreia Sofia e os seus alunos, a trazerem a música tradicional para um desfile que mostrou a etnografia do concelho. O canto e a beleza da voz protagonizaram um dos momentos mais aplaudidos da noite com a interpretação de canções intemporais por três alunas da professora de canto Ana Sofia Antunes. Os The Town Bar subiram duas vezes ao palco para trazer à Gala o seu estilo único, irreverente e que alia a excelência musical a uma energia bem positiva.

Presidente da Câmara Municipal destaca a coragem dos jovens que assumem anualmente a responsabilidade de representar as suas freguesias

João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo destacou os “jovens corajosos, gente bonita e com uma generosidade enorme”, por aceitarem representar as suas freguesias. O autarca confidenciou que “hoje já me perguntaram porque organizamos esta eleição e esta Gala”, ao que respondeu – “com esta eleição conseguimos valorizar o nosso território. Estes jovens tornam-se, todos, promotores do nosso concelho. Pela sua participação ficam mais conhecedores da nossa cultura, aprendem sobre a génese das nossas tradições e asseguram a sua continuidade, descobrem o potencial do nosso concelho” o que considera contribuir para o sentimento de pertença dos jovens ao concelho e a cada uma das suas freguesias.

O autarca referiu, ainda, a importância da renovação do espetáculo para que os jovens possam continuar a aceitar este desafio e a contar com o apoio das suas famílias, dos seus conterrâneos, das juntas de freguesia e das coletividades, afirmando que este apoio é “essencial durante o percurso de avaliação dos jovens, mas também para a realização da Gala final”.

O forte apoio do comércio tradicional e das empresas do Cartaxo e das freguesias foi também referido por João Heitor, como razão para que a Eleição do Rei e Rainha das Vindimas se assuma como um palco que divulga e valoriza o trabalho de empresários de diversos setores, com destaque para o comércio tradicional.

A importância da água e do Rio Tejo, como tema central de todas as provas e da Gala final, foi referida pelo autarca – “esta é uma mensagem que queremos deixar. Num contexto de seca generalizada, com o Rio Tejo a enfrentar problemas muito difíceis de resolver no curto prazo, precisamos reforçar que este é um recurso essencial ao nosso território”. A água como fator de sustentabilidade, não só económica, mas também social e cultural, estiveram bem presentes nas provas dos candidatos, que fizeram uma reflexão muito profunda sobre o tema na sua prova de palco, mas também nas atuações durante a Gala. O autarca afirmou que “as mudanças introduzidas nesta edição da Gala, revelaram-se positivas, quer no trazer o espetáculo para lugares do concelho que proporcionam novos cenários, assim como, por ter chamado os jovens e os agentes culturais e turísticos, para o debate sobre a água e sobre o nosso Rio Tejo”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal deixou ainda um” agradecimento especial às famílias, ao público que ocupou completamente as piscinas municipais e ao júri, pelo trabalho difícil e árduo”, assim como, aos órgãos de comunicação social que contribuíram para a divulgação do evento e para a valorização dos jovens candidatos.

Foram dez os jovens que se apresentaram à Eleição deste ano em representação das seis freguesias do concelho

As seis freguesias do concelho, União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, União de Freguesias de Ereira e Lapa, Freguesia de Pontével, Freguesia de Valada, Freguesia de Vale da Pedra e Freguesia de Vila Chã de Ourique, fizeram-se representar por jovens naturais ou residentes em cada uma delas.

Os jovens candidatos desfilaram em traje regional, traje casual e traje de noite. Antes da Gala de Eleição os jovens viram os seus conhecimentos sobre a vitivinicultura no concelho ser testados, numa prova escrita, assim como, as suas capacidades de comunicação e expressão, numa prova de palco. As candidatas e os candidatos foram ainda avaliados numa prova de produção do vídeo “Visitem a Minha Freguesia”. O júri que acompanhou e avaliou os candidatos ao longo de todo o seu percurso integra profissionais com longa experiência em áreas que vão do jornalismo à moda ou às artes e que é constituído por – João Paulo Narciso, jornalista e diretor do jornal Correio do Ribatejo; Fernanda Narciso, artista plástica e atriz; Graça Vinagre, consultora de imagem e empresária de moda; Berta Pereira, Mestre em Educação Artística; Jorge Blanco, técnico de comunicação no Município da Azambuja e colaborador direto de Vitor de Sousa, criador da Eleição Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo.

Leave A Comment