XII FITIJ 2016
Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude
Continuando o novo ciclo de realização aberto em 2015, foi possível garantir o conjunto de condições, mesmo mínimas, para a realização do XII FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude.
Em 2016, o FITIJ mantém o modelo ancorado nas artes performativas e ocorre de 1 a 9 de Outubro, retardando a sua realização para aprofundar uma relação mais estreita com o início do ano letivo do setor educativo do concelho de Santarém.
Apresentam-se espetáculos nacionais e estrangeiros, realizados por agentes profissionais e amadores, em salas de espetáculos, na rua e em espaços monumentais, ou não convencionais, como tem sido habitual desde a primeira edição.
Este ano, o FITIJ apresenta 20 ESPETÁCULOS de grupos artísticos de Portugal e outros 4 países estrangeiros – Brasil, Dinamarca, Espanha e Inglaterra,- num total de 7 áreas diferentes de acção artística: para além dos espetáculos, as oficinas CRIANÇANDO com 7 atividades artísticas e científicas para crianças; 2 EXPOSIÇÕES na área das artes performativas no TSB e W Shopping; 2 FORMAÇÕES em voz e dança, para professores e público em geral; o FÓRUM FITIJ, um espaço de encontro polivalente de grupos, debates temáticos, tertúlia, e música ao vivo; 4 FLASHMOB’s surpresa em espaços públicos; e 2 intervenções de ARTE URBANA, promovendo a criatividade e beleza das artes plásticas na cidade.
ESPETÁCULOS
BRASIL – DINAMARCA – ESPANHA – INGLATERRA – PORTUGAL
EXTENSÃO DO FITIJ
ESPETÁCULOS NA REGIÃO
Festa de Contos
Companhia Teatro Encena – Brasil (Paraíba)
Sábado dia 1 – 16h00 – Coruche
em parceria com o Município de Coruche
Time & Tide – Dança Contemporânea
Chhaya Collective – Inglaterra
Domingo dia 2 – 18h00 – Teatro da Trindade – Lisboa
em parceria com a Fundação INATEL
Festa de Contos
Companhia Teatro Encena – Brasil (Paraíba)
Quinta-feira dia 6 – às 10h30 – Cine-Teatro de Almeirim
às 14h30 – Centro Cultural Fazendas de Almeirim
em parceria com o Município de Almeirim
CRIANÇANDO
Iniciadas em 2015, as oficinas CRIANÇANDO são o 2º pilar e uma das sete linhas de ação do FITIJ, propostas como espaço de atividades de experimentação artística e cultural, destinadas a crianças, jovens e famílias, onde todos poderão descobrir emoções novas e dar espaço à sua criatividade.
São 7 oficinas que estão à disposição dos interessados, apenas nos dias úteis de semana, na Incubadora d’Artes de Santarém e no Claustro Joanino da Catedral de Santarém, das 10h00 às 12h00.
CONSTRUÇÃO E MANIPULAÇÃO DE FANTOCHES
Oficina sob orientação da psicóloga educacional Sofia Vieira, da associação Aqui Há Gato. Construção de fantoches a partir de materiais reciclados. Uma forma de reutilizar o lixo/material reciclável é dar-lhe uma nova utilidade.
Por isso, vamos construir fantoches e com eles contar histórias!…
EXPRESSÃO DRAMÁTICA -TEATRO
Oficina realizada sob orientação da professora Berta Pereira. Brincando através da expressão dramática/teatro, aprendemos que vivemos com os outros e apenas respeitando os outros podemos fazer um bom trabalho coletivo.
MOVIMENTO (dança)
Oficina realizada sob orientação da professora Sofia de Almeida. Com som ou na sua ausência, vamos conhecer o nosso corpo, trabalhar a sua relação com o outro, com o espaço, diferentes dinâmicas, e depois… deixemos o nosso corpo falar… porque “O corpo diz o que as palavras não podem dizer” (Martha Graham)
OS SEGREDOS DA LUZ
Oficina realizada sob orientação da professora Maria José Luiz – Cenógrafa do Chapitô. Luz, cor e lentes. Oficina de experimentação lúdica. Partindo de materiais do quotidiano, descobriremos como a luz alegra as nossas vidas!
CIRCO E MALABARISMO
Oficina realizada sob orientação do animador cultural Gonçalo Neto. “Brincadeira” circense de malabarismos com bolas. Primeiro, manipulação de 1 bola, depois treino com 2 bolas, e… Op! Três bolas no ar. Já está! Toca a jogar, vamos brincar…
MÚSICA
Oficina realizada sob orientação da professora Laura Esperança – Companhia das Artes. O objectivo do workshop de música é desenvolver a criatividade, a sensibilidade da criança, relativamente ao som e à organização sonora. Através de jogos e aventuras musicais, desenvolver a audição, percepção, imitação, interpretação e improvisação sonora/musical.
CORO E ÓRGÃO
Oficina realizada sob orientação de: David Paccetti Correia – professor de órgão, e Pedro Rollin Rodrigues – professor de coro. Experiência individual e colectiva na sala de ensaios e tribuna da Catedral, com o único coro-escola de pequenos cantores oficialmente associado a uma catedral em Portugal – a Schola Cantorum da Catedral de Santarém. Experimenta-se a música eterna: canta-se em coro e toca-se órgão.
EXPOSIÇÕES DE FOTOGRAFIA
“PALCOS” – Teatro Sá da Bandeira
Apresenta-se uma visão global do FITIJ-2016, envolvendo os visitantes numa partilha das actividade artísticas que fazem de Santarém “palco do mundo”, e que tem por objectivo informar visualmente e documentalmente tudo o que os públicos poderão contemplar nesta XII edição do Festival.
“EM CENA” – W Shopping
Exibe-se o trabalho profissional e artístico dos “criadores de imagens”, com a sua importante atividade, ao serviço do concelho e da região. Fotos dos espetáculos do FITIJ neste espaço comercial, para cativar público para as atividades do Festival, apresentadas de forma criativa, numa curadoria de José Gaspar.
FORMAÇÃO
Ações de formação e desenvolvimento de novas competências para os profissionais da educação, especialmente professores(as), e alargada aos agentes culturais e a todos(as) que pretendam melhorar os seus conhecimentos.
Oficina de Dança Contemporânea
Chhaya Collective – Kay Crook – Inglaterra
Terça-feira dia 4 – 18h00 – Conservatório de Música de Santarém
Oficina de Voz
“A Voz na Prática Docente”
Formadoras: Professoras Margarida Togtema e Célia Barroca
De 3 a 7 – Associação Internacional Luso-Brasileira Integração, Arte e Cultura
Destinada a Educadores/as e Professores/as dos vários níveis de ensino, tem por objetivos valorizar a voz como instrumento de comunicação, identificar más práticas de utilização da voz, e maior sensibilização de todos para a sua correção.
Parceria e creditação de Professores – Centro de Formação da Lezíria do Tejo
FÓRUM FITIJ
Espaço polivalente destinado à troca de experiências dos participantes. Mostra dos processos de criação, workshops, debates temáticos, e convívio/festa no stand Auto-Girar.
TERTÚLIA
Espetáculo de Artes Visuais: periferia e refração
Segunda-feira dia 3 – 18h00 – na Residência Pedro Álvares Cabral, com organização da Tertúlia do Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém. Colóquio com participantes do FITIJ, jovens estudantes e professores.
ARTE URBANA
MARCAS DA CIDADE
As intervenções artísticas em espaços urbanos começam agora a ser mais aceites, na região, dando expressão ao ímpeto criador e inovador dos artistas, que ganham uma maior visibilidade do seu trabalho. Comungando desta perspectiva, o FITIJ promove os artistas do concelho, mais uma vez de forma concertada, mostrando 2 dos trabalhos de jovens artistas scalabitanos em espaços públicos e privados.
Ficarão novas marcas na cidade…
INSTALAÇÃO – “REFUGIUS”
Calçada 66 – W Shopping
Criação de João Maria Ferreira
A arte pode também ser considerada como uma arma de combate perante injustiças sociais, guerras, e momentos menos bons da existência humana. Uma forma ou ângulo diferente de olhar e entender o tema dos refugiados, que nos assola diariamente e para o qual se chama a atenção, através de uma escala grande humana (literalmente falando), faz com que as pessoas, confrontadas com a instalação, possam contribuir de forma real, eventualmente através de donativos monetários, ou partilhando o projeto nas redes sociais, que ajudem realmente os milhares de refugiados que chegam diariamente a solo europeu… Esta instalação agrega-se àquilo que é o poder da Arte enquanto mote divulgador para causas maiores.
INTERVENÇÃO MURAL – “DREAM-WALKERS”
Traseiras do W Shopping
Criação de Francisco Camilo
Intervenção no espaço urbano com a criação de figuras como uma espécie de elementais. São cabeças gigantes que flutuam no espaço e transportam consigo (como se fossem cabelos) uma série de outros elementos: planetas, raízes, sólidos que se tornam em elementos arquitetónicos da cidade. Pretende-se que as cabeças destas figuras flutuem no espaço de toda a superfície intervencionada e que alguns dos sólidos figurados emerjam da parede como peças de escultura elaboradas em plástico.
MÚSICA NA PEDIATRIA
HOSPITAL DISTRITAL DE SANTARÉM
As crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital Distrital de Santarém vão ouvir, diariamente, músicos do Conservatório de Música de Santarém. Uma iniciativa que certamente contribuirá para a suavização da atmosfera hospitalar nas emoções das crianças.
ANIMAÇÕES IMPREVISTAS
FLASH MOB’S
A intervenção de grupos artísticos no quotidiano da cidade:
sábado 1 – 13h00 – W Shopping
segunda 3 – 18h30 – Rodoviária Tejo
terça 4 – 18h30 – Rodoviária Tejo
sexta 7 – 18h30 – W Shopping
Participação do Coro do Círculo Cultural Scalabitano, grupo brasileiro Teatro Encena,
e Grupo Rufos Lusitanos da Associação Cultural Cantar Nosso (Golegã)
OUTROS EVENTOS
CHÁ COM…
Animação/Convívio com os grupos da Dinamarca, Brasil e Inglaterra
Dias 3, 4 e 6 – 17h00 – Inatel Santarém
TRICOTADEIRAS DE SANTARÉM
Objectos do dia-a-dia decorados com lã, pompons que floreiam varandas, bolas que surgem do ar, e cortinas de barretes, fazem parte da intervenção artística urbana que, este ano, as Tricotadeiras de Santarém trazem ao FITIJ.
A MÚSICA DO PEDRO
Sexta e sábado, dias 7 e 8 – 11h00 – Bar TASCÁ
Pedro Magalhães “toca p’rá gente!”