Revista É Ribatejo
Notícias

Maior Bolo do Ribatejo

 

Não obstante ter estado a Fogueira de Natal bem acesa e crepitante desde a véspera de Natal, aquecendo a consoada e os corações, foi no sábado, dia 3 de janeiro de 2026, que foi apresentado o Maior Bolo Rei do Ribatejo, “assinado” pela arte da centenária Padaria Fazendense, nas mãos do Chef Paulo Chagas e da equipa de David Maurício, co-proprietário da Padaria, junto com o seu irmão Daniel Maurício e a mãe de ambos, Maria do Rosário. À exceção dos anos anteriores, desta feita, o bolo e outras performances aconteceram no Pavilhão da vila ribatejana, com uma fogueira simbólica na sua fachada.

A tradição da fogueira não é longa, tem os 3 anos da história do Padre Bruno Filipe na freguesia.

Estamos a falar do terceiro melhor Bolo-Rei de Portugal, título revalidado de 2024, numa prestigiada competição promovida pela ACIP – Associação do Comércio e da Indústria da Panificação, e o maior do Ribatejo, com 57 metros e 30 centímetros. Para David Maurício, coproprietário da Padaria, a dimensão não é o mais importante: – “Nós nunca temos em mente records. Se o tivéssemos, a massa seria algo de gigantesco, visto que já existem records de 600 metros feitos. Nós fazemos o que conseguimos, com o que temos e conseguimos angariar. Trabalhando em uníssono com a organização, chegámos a acordo em fazer algo que no fim do dia não se desperdice, sendo sempre realistas na matéria-prima ao nosso dispor, pois que depois das festas a matéria-prima tende a escassear. Temos ajudas preciosas da nossa rede de fornecedores, que também eles são o sangue que faz mover a operação”.

Para espanto do leitor mais distraído e guloso, a casa, em parceria com o “mestre” Paulo Chagas, já entrou em múltiplos eventos solidários nos últimos anos. Produzindo “a solo” um bolo com 32 metros e, uma vez em parceria com outras pastelarias de Almeirim, um Bolo-Rei com 72 metros!

Contudo, para o empreendedor e pasteleiro almeirinense, os prémios não ficam por aqui. Em 2022, conseguiram almejar o 1º lugar no “Melhor Bolo-Rei escangalhado”, novamente num concurso promovido pela ACIP. No ano passado, ganharam pela primeira vez o terceiro lugar na categoria “Bolo-Rei tradicional”.

David Maurício não esconde o orgulho, bem como o respeito que guarda ao seu companheiro de caminhada: – “O Sr. Paulo ė um poço de saber e experiência, sendo membro honorário da nossa casa, visto que tudo o que faz connosco é nos seus tempos livres. Está sempre pronto para fazer e ajudar. A nossa casa está infinitamente grata ao Sr. Paulo, por tudo o que ele tem feito em nome da casa. Não tendo a chaves das portas da vila para lhe entregar, já lhe demos a chave do portão”.

Valendo-se da gíria futebolística de “prognósticos só no fim do jogo”, David Maurício guarda a certeza de que “(…) a qualidade vai manter-se no mesmo patamar”. Quanto às dimensões, é seguro que se manterão.

O jovem empreendedor e pasteleiro pede ainda um espaço para demonstrar gratidão a “(…) todos os que direta e indiretamente trabalham para que este evento aconteça e que nos ajudam na padaria nestas últimas semanas.” São eles o companheiro de viagem, Chef Paulo Chagas, ao tio/irmão Rui Silva, a Pedro Santos, Sofia Maurício, Nuno Maurício e Sandra Chagas. Não deixa de fazer menção especial ao Padre Bruno e staff da Fogueira de Natal, ao efetivo da Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim e ao seu presidente, Joaquim Miguel. Não termina sem agradecer ao Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Catalão e ao “(…)seu incansável Staff de vereadores que estão sempre presentes na ajuda”.

Sugerimos ao leitor que esteja atento à edição do próximo ano, seguro de que encontrará rostos felizes e, quem sabe, mais um record batido.

JRL

Leave A Comment