Revista É Ribatejo
Notícias

Anoitecer no teatro Sá da Bandeira

 

O sábado, 17 de janeiro, teve a particularidade de“anoitecer duas vezes”. O sol começou a pôr-se às cinco e trinta e oito da tarde, mas, “anoitecer”, foi mesmo no palco do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, pelas vinte e uma e trinta.
Uma sala cheia teve a oportunidade de assistir a uma performance ou “lugar-espetáculo” único, onde atores, músicos e pessoas de diferentes comunidades e culturas do território envolvente, se juntaram no mesmo palco, contando histórias delas e umas das outras. Resumindo, uma sinfonia
de todas as cores.
Tudo pelas mãos da companhia viseense Cem Palcos que, com o apoio dos músicos da banda Bela Nóia, construíram um elogio à multiculturalidade, não deixando de manter a consciência vincada de que Portugal é dos melhores países para viver.
Quando são os seus nativos, também representados no espetáculo, como os “maiores reclamadores do mundo”.
Trouxeram-nos a proposta do inglês Graeme Pulleyn e da neerlandesa Hanneke Paauwe de decidir conversar com pessoas de todo o mundo que vivem em Portugal e perguntar: “Pode ensinar-nos um truque, uma habilidade ou um jogo do seu país de origem? Porque partiu? De que sente mais falta?
O que valoriza na sua vida em Portugal? Qual é o seu desejo para as crianças de hoje? Que aviso deixa às crianças de hoje?” Para os autores, “Anoitecer é um lugar- espetáculo onde todas estas histórias, pessoas, países, culturas e línguas se encontram. Os mais velhos cantam, contam e conversam com os mais novos. O aconchego, os risos e a diversão convivem com histórias de ogres e papões, e com canções de embalar.” É esta a missão que, começando em Viseu, berço da companhia, vem descendo este “cantinho entre o mar e a terra”, passando por Tondela, Carregal do Sal, Águeda e Ílhavo, até chegar ao coração do Ribatejo. Passará ainda por Vale de Cambra, e passará por todos os palcos- territórios que tenham histórias, amor e saudade para partilhar.

JRL

Leave A Comment