Revista É Ribatejo
Notícias

Centro Histórico de Santarém acolhe nova edição do Reino de Natal

 

O Reino de Natal regressou esta sexta-feira ao centro histórico de Santarém, trazendo novamente luz, cor, música e muita animação ao Jardim da Liberdade, onde decorreu a inauguração oficial. Num gesto simbólico, o presidente da Câmara Municipal, João Teixeira Leite, cortou a fita acompanhado por um grupo de crianças, perante uma moldura humana que o autarca descreveu como “a maior de sempre”.

“Hoje foi um momento histórico, porque nunca tivemos tantas pessoas no momento de inauguração. Significa que as pessoas estão a aderir, que querem festa, querem alegria, querem celebrar o Natal — e não é só no Jardim da Liberdade”, afirmou aos jornalistas.

No coração do evento encontram-se o Mercadinho do Reino, a zona de street food e várias diversões, como a Pista de Gelo Natural, a Rampa de Gelo e a Roda Gigante. As atividades, no entanto, estendem-se a todo o centro histórico, onde as praças Sá da Bandeira, Visconde Serra do Pilar, Largo do Seminário e Largo do Padre Chiquito acolhem diferentes iniciativas, incluindo a Casa do Pai Natal e o maior Presépio do Ribatejo.

Segundo João Teixeira Leite, o investimento municipal procura não apenas criar um ambiente festivo na cidade, mas também reforçar a dinâmica económica do comércio local. “Ao longo do próximo mês teremos várias iniciativas para celebrarmos esta época especial e incentivarmos as compras no nosso centro histórico. A partir de 1 de dezembro, regressa a campanha Natal, Compre Local, com vouchers de 10 euros disponíveis por 5 euros, um apoio que representa um impacto económico de cerca de 400 mil euros”, sublinhou.

O autarca destaca ainda que a organização tem vindo a ser aperfeiçoada ano após ano: “Temos investido sempre um pouco mais, no sentido de melhorar e otimizar recursos. Este ano, o valor global do investimento é inferior, mas a dinâmica é mais intensa.”

O Reino de Natal decorre até 25 de dezembro, com horário alargado. No dia de Natal, todas as atrações serão de acesso gratuito.

V. C.

Leave A Comment