No passado fim de semana, Alpiarça festejou o seu 108º Aniversário de Elevação a Concelho.

Foram dois dias de muita animação, onde as associações locais se destacaram, proporcionando atividades desportivas, culturais e recreativas.

Durante a manhã de sábado, a Albufeira dos Patudos foi palco de atividades desportivas, direcionadas ao público mais jovem. Destacando-se, ainda, a homenagem ao Engº Leonel Piscalho, visionário e projetista da Albufeira dos Patudos, com o descerramento de Placa Toponímica, atribuindo a esta Praça contígua à albufeira, o topónimo de “Praça Eng.º Leonel Piscalho”.

A tarde foi preenchida com floclore e música, na localidade do Frade de Cima, com a atuação dos grupos alpiarcenses, “ALBANDEIO” e o Rancho Folclórico da Casa do Povo, ao que se seguiu a Banda da SFA 1º de Dezembro, que interpretou diversos temas musicais.

Na Biblioteca Municipal foi inaugurada a exposição “100 anos de Saramago”, seguindo-se a cerimónia de entrega de medalhas de reconhecimento aos funcionários do município, com 10, 20, 30 e 40 anos ao serviço prestado, que teve lugar no Auditório Mário Feliciano.

Foi ainda atribuída a Medalha de Valor e Mérito, grau Ouro, à Unidade de Saúde de Alpiarça numa singela homenagem à equipa que diariamente recebe e cuida da comunidade Alpiarcense.

O sábado culminou com o espetáculo de Joana Almeirante que, depois do seu lançamento a solo em alguns dos maiores palcos nacionais, nomeadamente, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e Casa da Música, no Porto, atuou no Mercado Municipal de Alpiarça, num concerto intimista que foi do agrado de todos os que lotaram aquele espaço.

No domingo continuaram as atividades desportivas, com um passeio de cicloturismo pelo concelho e uma percurso de orientação para equipas na zona envolvente à Albufeira dos Patudos.

A tarde foi dedicada aos mais novos enchendo o Mercado Municipal com um público entusiástico a assistir às apresentações do Grupo de Dança do Agrupamento de Escolas José Relvas, do grupo de Ballet do Clube Desportivo Os Águias e da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de dezembro.

Podemos assistir também a um grande momento de Animação artística com os QUIDEIA Animações, com a peça “Doris & Boris”, atuando, não só no interior, mas também de forma itinerante na zona envolvente ao Mercado Municipal de Alpiarça.
Um fim de semana repleto de atividades que levou a comunidade alpiarcense a aderir e a participar com muita afluência, após um longo período sem atividades provocado pela situação pandémica que o país tem vindo a atravessar. É nesta convergência de vontades, na mobilização de esforços que se podem criar sinergias num concelho que pretende atingir níveis elevados de progresso.

A CM de Alpiarça reconhece o labor, a entrega e a dedicação de todos, de forma apaixonada a causas e objetivos que, de todas as formas, ajudam a continuar a projetar a imagem de um concelho solidário, coeso e dinâmico na busca do crescimento, da modernidade e da prosperidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.