1ª Sala do Futuro na Escola Alexandre Herculano
inauguração da 1ª Sala do Futuro na Escola Alexandre Herculano
A inauguração do primeiro Ambiente Educativo Inovador – Sala do Futuro, na Escola Alexandre Herculano, teve lugar esta quinta-feira, dia 28, pelas 14h30.
Uma cerimónia que contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Inês Barroso, Vice-presidente da CMS, e Pedro Ribeiro, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Leziria do Tejo (CINLT).
A Escola Alexandre Herculano foi o primeiro estabelecimento de ensino, dos 19 agrupamentos de escolas dos dez municípios da CIMLT: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos e Santarém, a implementar a Sala do Futuro, com o objetivo de proporcionar à comunidade escolar um ambiente educativo inovador, inspirado no “Future Classroom Lab, projeto da European Schoolnet, rede europeia dos Ministérios da Educação”.
Estes espaços, tecnologicamente ricos, possuem, entre outros equipamentos: computadores, tablets, quadros e mesas interativos, máquinas de filmar, robots e impressoras 3D. No que toca ao ambiente formativo, a sala do futuro divide-se em seis áreas distintas: Interagir, Apresentar, Investigar, Criar, Desenvolver e Partilhar.
As Salas do Futuro têm como objetivos, “a motivação dos alunos, a prevenção do abandono escolar e a melhoria das aprendizagens”, implementadas no âmbito do PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, promovido pela CIMLT.