Revista É Ribatejo

3ºAno do “Verão In.Str… é um Espanto!”

 

Terceira edição do “Verão In.Str… é um Espanto!” contou com mais de 70 mil visitantes

 O Centro Histórico de Santarém recebeu a terceira edição do projeto “Verão In. Str… é um Espanto!”, com uma programação que se estendeu entre os dias 21 de junho e 23 de setembro. O programa de verão, que contou com múltiplas atividades culturais encerrou com balanço bastante positivo.

Quanto às várias vertentes integradas no projeto, no que respeita ao In. Agenda, registou-se um público superior a 70 mil pessoas. Tal fato, deveu-se à aposta principalmente em grandes concertos como o de Cristina Branco, Custódio Castelo, Tributo aos Doors (Banda Get Back) e os Charruas. Concertos, que tiveram uma enorme afluência de público.

Contribuíram para esse sucesso as “Quintas do 7”, animação de rua interligada com o comércio local, nas quintas-feiras à noite durante o mês de julho.

Este ano, não só o centro histórico da cidade recebeu a iniciativa Verão In.Str, mas também e pela primeira vez, a Ribeira de Santarém, com cinema, espetáculos de teatro, música e poesia.

Ainda na Ribeira de Santarém, se na componente de espetáculos se registou uma boa adesão de público, já no caso do cinema há que repensar a programação.

 

In. Artes apresentou-se com a grande novidade da Arte Urbana

Já o In. Artes, este ano, trouxe novidades, tais como a Arte Urbana, com pintura de murais por artistas em vários espaços do centro histórico de Santarém.

As intervenções de arte urbana decorreram na Praça Marquês Sá da Bandeira (Largo do Seminário), Largo Padre Francisco Nunes da Silva (Padre Chiquito), Jardim da Liberdade, Rua 1º Dezembro, Praça Visconde Serra do Pilar (Praça Velha) e Jardim Portas do Sol.

O Encontro de Urban Sketchers – “Vamos Desenhar Santarém” foi igualmente um êxito. Vários participantes desenharam, registaram e rabiscaram o centro histórico de Santarém, numa organização e apoio dos Ribatejo Sketchers, USKP e Oeste Sketchers.

Vários armários de eletricidade em Santarém foram também embelezados com pinturas da autoria de jovens artistas, em resultado da parceria entre a EDP Distribuição e o “Verão In. Str… é um Espanto!”, criando assim uma galeria de arte urbana a céu aberto.

 

Os primeiros foram pintados pelos alunos do curso de Artes da ESES – Escola superior de Educação de Santarém, sob orientação da professora Ana da Silva.

Depois, mais seis armários da EDP, nas Ruas Guilherme de Azevedo e Capelo e Ivens (esquina com a Guilherme Azevedo), na Rua Teixeira Guedes e Dr. Mendes Pedroso foram transformados em verdadeiras obras de arte. A tarefa coube aos artistas, utentes do serviço de psiquiatria do hospital de Santarém sob a direção do pintor João Maria Ferreira e às crianças envolvidas em projetos da Associação Aqui Há Gato.

Este é um projeto para continuar e aproveitamos para lançar o desafio aos artistas que queiram pintar estes armários a apresentarem os seus projetos no Serviço Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) da Câmara Municipal de Santarém – Casa de Portugal e Camões (antigo Presídio Militar).

Relativamente às lojas devolutas que foram transformadas em galerias de arte constou-se alguma dificuldade em conseguir um maior número de espaços, pois algumas das lojas já estavam arrendadas. O projeto concretizou-se com quatro galerias: “Até ao Equinócio” – Rua Pedro Canavarro, Nº 58; “Entra Aqui” – Rua Serpa Pinto, Nº 62; “IN” – Rua Serpa Pinto, Nº 58 e “Reincontros” – Fotografia – Rua 1º de Dezembro, nº 111 que envolveram 12 artistas plásticos e 11 fotógrafos oriundos de da região.

A exposição “Caminho das Artes”, incluída no In. Artes e outra das vertentes do “Verão In. Str… é um Espanto!” foi bastante acarinhada pelos comerciantes e moradores do centro histórico de Santarém. Consistiu na colocação de fotografias nas varandas de algumas das principais ruas do centro, tendo sido este ano escolhidas a Rua Serpa Pinto, a Rua Guilherme de Azevedo e a Rua Capelo Ivens.

Tendo como tema “O Ribatejo”, esta mostra de fotografia pretendeu dar cor e alegria às ruas do centro histórico e, da mesma forma, funcionar como chamada de atenção para a beleza dos edifícios da zona. Ofereceu-se assim um olhar sobre região, onde o Tejo, a Lezíria e o Bairro, os Costumes e Tradições estiveram presentes.

Dos 30 fotógrafos participantes alguns saíram do coletivo escalabitano de fotografia amadora, mas foram também convidados os Fotógrafos do Ribatejo, num total de 60 fotografias em exposição.

 

Pombinhas de Santarém voltam a “fazer história”

Respetivamente à componente In.Sabores, a 2ª edição dos “Menus com História- Pombinhas de Santarém” , que teve como parceiros a Compal e a Nobre, foi uma vez mais um êxito, refletindo-se positivamente quer nos 13 estabelecimentos aderentes (Pastelarias Canto da Cruz; Bar Ribatejo; Restaurante Feitó Bife; Café Mapa Galego – W Shopping; Pastelaria Santa Clara I,  II, III e IV;  Monte Carlo; Café Doce Momento; Pastelaria Delícia; Ribatejana e Pastelaria Flamingo), quer na procura das famosas Pombinhas de Santarém – mistura de massa para pão e bolo adocicado em forma de pomba – que integram a história gastronómica da cidade de Santarém, apontadas como símbolo do culto do Espírito Santo, em tempos recuados muito festejado na zona de Santarém e na região circundante.

Segundo a tradição, as Pombinhas de Santarém celebram a amizade e a reconciliação e terão feito parte do bodo que era distribuído aos pobres no Dia de Pentecostes, data que é assinalada 50 dias depois da celebração da Páscoa.

 

Tomate, Azeite & Alho

Põe turistas a saborear os paladares do Ribatejo

A iniciativa do Festival Tomate, Azeite e Alho, que este ano decorreu entre 11 a 20 de agosto, envolveu dezasseis restaurantes e foi coroada de sucesso, cumprindo o desiderato que juntou a equipa responsável do In.Str e os restaurantes aderentes (Taberna Chico Sapateiro; Adiafa; Hamburgueria da Baixa; Dom Papinhas; O Chefe; Marisqueira Jomar; Taberna Ó Balcão; Dois Petiscos; Taberna Sebastião; O Bom Garfo; Feitó Bife; Tejá; Tascá; A Grelha; Digusto, e Taberna do Quinzena do Santarém Hotel),  na promoção do setor e da cidade.

A avaliação positiva dos proprietários dos estabelecimentos alcançou os 75%, sendo que 62,5% a avaliou entre o Bom e Muito Bom. A grande novidade é que 37,5% dos restaurantes constataram que a sua clientela foi maioritariamente estrangeira.

31,3% dos restaurantes aderentes viu mesmo a sua clientela aumentar substancialmente, face ao que é considerado o seu fluxo normal nesta época do ano.

Para finalizar, os empresários do sector registaram a importância de maior aposta na promoção e animação do evento, por forma a captar para a cidade mais turistas, retendo-os mais tempo na cidade.

 

Street Food e Sound Set Fest  

Superaram expectativas

A segunda edição do festival “Street Food In.Str” que teve lugar no Jardim Portas do Sol, de 28 a 30 de julho, dedicado aos “Sabores do Mundo” e aos vários paladares gastronómicos espalhados pelo globo registou um forte salto qualitativo  nomeadamente com a procura de muitos turistas estrangeiros, particularmente no período da manhã. Contribui também para o triunfo o festival de música “SoundSet Fest”, nos dias 28 e 29 de julho, numa organização da Associação “Em Nome da Rosa”.

Esta parceria com a Associação “Em Nome da Rosa” resultou num evento de grande atratividade, sendo um projeto a explorar no futuro.

Já o In. Movimento, que este ano, teve como pano de fundo o Jardim da República cumpriu a sua função: oferecer aulas de desporto e hábitos saudáveis ao público aderente. 2017 contou com a participação dos ginásios (Visual Fitnes; XL’S; Academia 100% e Twins Fitness Station).

Também as aulas de Yoga pela AMA/Federação Portuguesa de Yoga e animação desportiva promovida pela DECLATHON (Jardim Portas do Sol) obtiveram uma avaliação deveras positiva.

Em relação à vertente In. After Hours voltaram a aderir vários bares e discotecas da cidade que ofereceram uma programação específica para os apreciadores da noite. Associaram-se à iniciativa: Barvila; Café Bar Casual; Discoteca FRACLUB; G Lounge Coffe & Bar; Iland Bar; N 1 Hostel; Ponto G; Tascá Santarém; Tejá Carniceria e Xantarim Pub Bar.

 

Visitas Guiadas Temáticas

Dão a conhecer “outras” Santarém

Outro dos pratos fortes, mas desta vez, no âmbito do In. Cidade, foram as visitas guiadas semanais e mensais, estas de caráter temático, assim com as visitas organizadas pelo Museu Diocesano de Santarém.

A adesão das viagens de minibus, entre 5 de julho e 3 de setembro, de quarta-feira a domingo, aumentou substancialmente em relação ao ano passado, com uma procura bastante significativa de turistas de nacionalidades distintas.

Estas viagens, gratuitas, que percorreram um circuito turístico que passou pelos mais reconhecidos locais a visitar no planalto escalabitano, resultaram de uma parceria com a Rodoviária do Tejo.

De referir ainda, que na última semana, devido à interdição de trânsito na Rua 1º de Dezembro, foi decidido deslocar o MiniBus até à Rotunda Madre Andaluz, em frente ao Instituto Politécnico de Santarém (IPS), uma opção que se revelou muito interessante. Decididamente, outra possibilidade de visita a implementar num futuro próximo.

Outras das grandes apostas foi o In. Tradição em parceria com o Inatel. Este ano contou com um rol de recriações de diferentes agrupamentos folclóricos, tendo havido uma grande interatividade entre o público, comércio e visitantes.

 

No que diz respeito à divulgação do projeto “Verão In. Str… é um Espanto!” consideramos ter valido a pena a aposta promoção nos meios de comunicação (locais, televisivos –spot publicitário –  e cinemas Castello Lopes).

A divulgação nos Monopostes na A1 foi também importante, bem como os folhetos em várias línguas distribuídos em todos os Postos de Turismo de Lisboa.

A aposta numa divulgação mais segmentada de alguns projetos que integraram a iniciativa obteve também resultados de sucesso e registou-se uma elevadíssima qualificação com todo o trabalho desenvolvido nas redes sociais e uma grande rentabilização do Instagram, muito graças à colaboração de alunas da Escola Profissional do Vale do Tejo e de outros e outras jovens integradas em programas do Instituto da Juventude e da Escola Superior de Educação de Santarém.

Fica o reconhecimento aos agentes culturais que integram a parceria que tornou possível a concretização da Iniciativa Verão In. Str, bem como o agradecimento a todos os apoiantes, nomeadamente: Turismo do Alentejo e Ribatejo, União de Freguesias da Cidade de Santarém, INATEL, Rodoviária do Tejo, EDP, EPVT – Escola Profissional do Vale do Tejo, Instituto Português do Desporto e da Juventude, CP – Comboios de Portugal, Bonduelle, Nobre, COMPAL, Cinemas Castello Lopes, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Repsol, DECATHLON, Adega Cooperativa de Alcanhões, PSP, Pauletrónica, Pintoinveste, Ekoo, Cantinhos da Casa e os ginásios; XL’s, Academia 100%, Fitness Station, Visual Fitness, além da Associação de Comerciantes e das empresas municipais Viver Santarém e Águas de Santarém.

 

 

 

Leave A Comment