De 08 a 16 de Junho, no Centro Nacional
de Exposições, em Santarém

50ª Feira Nacional de Agricultura: 50 anos a promover a agricultura portuguesa

O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, tem patente de 08 a 16 de Junho a 50ª edição da Feira Nacional de Agricultura e 60ª Feira do Ribatejo (FNA/FR), a maior feira nacional do sector agrícola e que este ano contará com um programa de celebrações evocativo dos 50 anos da feira.
Com expositores em sectores tão diversos como maquinaria agrícola, produtos e serviços para a agricultura, comércio, artesanato e gastronomia, entre outros, o certame atinge áreas de ocupação assinaláveis, o que demonstra a importância do evento a nível nacional.
O evento será o palco principal do mundo agrícola, o local apropriado para a discussão de algumas das principais problemáticas relacionadas com o sector através de seminários, congressos e workshops.

O Mundo Rural em Exposição

Em exposição e nas várias actividades que decorrem na Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, estará uma mostra alargada das diferentes raças autóctones bovinas nacionais e internacionais, equinos, suínos, caprinos e ovinos e exposições de aves.
No que diz respeito à gastronomia, o certame contará com a participação de restaurantes de carnes de raças autóctones, tasquinhas promovidas por associações e coletividades do concelho e outras com queijos, enchidos e doces.

“Prazer de Provar” 2013

Durante a Feira Nacional de Agricultura, o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A., marca encontro com os melhores sabores com a realização de mais um Salão “Prazer de Provar”, iniciativa que dá a conhecer aos visitantes produtos de qualidade reconhecida, mas que muitas vezes o consumidor não encontra facilmente. Durante o evento, irão realizar-se mostras e degustações de produtos, harmonizações entre Vinhos/Azeites e Iguarias, provas gastronómicas, entre outras ações como é o caso da “Mercearia da Feira”.
No âmbito da Feira Nacional de Agricultura e do Salão Prazer de Provar, o CNEMA organiza diversos Concursos em Maio e Junho, competições que têm como objectivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores. Os resultados destas iniciativas serão conhecidos durante a FNA/FR.

Expotur, Fersant e Lusoflora

Paralelamente à Feira Nacional de Agricultura decorrem eventos como a EXPO.tur, uma organização da TuriPortugal – Associação de Turismo de Portugal, a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém que é promovida pelo NERSANT e ainda a Lusoflora de Verão – Exposição e Venda de Flores e Plantas de Portugal, dinamizada pela APPPFN.

Animação

Como habitualmente, a Feira Nacional de Agricultura será um evento com muita animação. No dia de abertura, 8 de Junho, o palco será dos “Xutos e Pontapés” e no dia seguinte, 9 de Junho, é a vez dos “Amor Electro”. Na sexta-feira, 14 de junho, as atenções estão centradas no “Flash Tributo aos Queen”, enquanto que no sábado, 15 de junho, destaca-se a actuação de Fafá de Belém. David Antunes também actuará na Feira Nacional de Agricultura nos dias 8,9,14 e 15 de Junho.

Além das inigualáveis e sempre emotivas largadas de toiros e mesa de tortura, destaque também para a animação tradicional e popular que é uma constante ao longo do evento.

CartazFNAFR2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *