Revista É Ribatejo
Destaque Notícias

53ª Feira Nacional de Agricultura

 

 

Entre os dias 4 e 12 de junho

Santarém abre as portas à 53ª Feira Nacional de Agricultura / 63ª Feira do Ribatejo cujo tema é a “Fruta Portuguesa”

A 53ª Feira Nacional de Agricultura / 63ª Feira do Ribatejo, que decorre em Santarém entre os dias 4 e 12 de junho de 2016, tem como tema a “Fruta Portuguesa”.

O palco da festa da Agricultura será, uma vez mais, o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, que irá receber, durante nove dias, a maior e mais antiga feira do setor agrícola, inaugurada, logo no primeiro dia (4 de junho), pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Ocupando uma área útil de 33.115 m2 a Feira Nacional de Agricultura (FNA) oferece inúmeros motivos para uma visita de lazer ou de negócio: para as famílias que procuram descontração e animação o evento pontua pela qualidade da gastronomia e do artesanato, pela oportunidade de contacto direto com animais e pelos variados espetáculos ao vivo, sendo também uma excelente local para os visitantes adquirirem produtos alimentares de todas as regiões do país; para os profissionais que pretendem estabelecer negócios e parcerias a Feira é o mais importante ponto de encontro do setor agrícola nacional, indispensável a quem pretende trocar experiências, debater problemas ou refletir sobre o futuro.

A programação da FNA de 2016 é a mais completa e ambiciosa de sempre, prevendo-se uma adesão de cerca de 180 mil visitantes e 40 mil profissionais.

Consulte o programa detalhado no site  www.feiranacionalagricultura.pt

 

ATIVIDADES PARALELAS

Seminários e Colóquios

Sendo o tema central da Feira a “Fruta Portuguesa”, o CNEMA organizou um conjunto de seminários e colóquios técnicos, denominados “Conversas de Agricultura”, que irá reunir no mesmo espaço profissionais e oradores de prestígio nacional e internacional.

Inserido neste ciclo de encontros, no dia 9, as “Conversas de Agricultura” vão ser palco de um momento único, juntando à mesma mesa João Machado, Presidente da CAP, Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Martin Merrild, Presidente do COPA – Comité de Organizações Profissionais Agrícolas, Jean Charles Bouquet, Diretor geral da ECPA – Associação Europeia da Indústria Fitofarmacêutica, Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, José Graziano da Silva, Diretor geral da FAO – Food and Agriculture Organization, e Phil Hogan, Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Esta conferência internacional, organizada pela CAP, terá como tema “Os Grandes Desafios para a Inovação na Agricultura” (programa em anexo) e trará pela primeira vez a Portugal o Diretor Geral da FAO.

Concursos

Nesta edição da Feira, vão estar em destaque, com honras de exposição, os vencedores dos Concursos Nacionais de Produtos Portugueses, realizados desde o início de 2016. Pão, broas, empadas, chocolates, folares, doçaria conventual e tradicional portuguesa, enchidos, queijos, licores, conservas, carnes, ervas aromáticas, azeitonas, azeites, vinagres, mel, vinhos, entre muitos outros, vão fazer crescer água na boca aos visitantes e mostrar o que de melhor se produz em Portugal.

Provas

No mesmo espaço, o “Salão Prazer de Provar” vão decorrer workshops e ações de degustação dirigidas a produtores, consumidores e profissionais.

Passatempos

Fazendo uma vez mais a ligação ao tema em destaque (“Fruta Portuguesa”), o CNEMA desenvolveu um passatempo que decorre até 31 de maio, com a designação “Tem Fruta no Nome?”,. (http://feiranacionalagricultura.pt/passatempo-tem-fruta-no-nome-fna2016/).

A iniciativa irá atribuir uma entrada gratuita na  Feira a todos os concorrentes que tiverem o nome de uma fruta portuguesa, como, Ameixa, Amora, Avelã, Banana, Damasco, Figo, Laranja, Limão, Maçã, Marmelo, Melancia, Melão, Mirtilo, Morango, Nêspera, Noz, Amêndoa, Pêra, Pêssego, Pinhão, Romã, Tangerina, Uva.

Espetáculos

Durante a FNA haverá largadas e corridas de toiros que este ano começam por volta das 22 horas, uma novidade este ano, concursos equestres, sessões de Karaoke, espetáculos de dança e concertos vários, com destaque para as bandas C4 Pedro, David Antunes & The Midnight Band, Dama e David Fonseca+ Agir.

(http://feiranacionalagricultura.pt/cartaz-musical-esta-definido)

Eventos complementares

Paralelamente à FNA o público também poderá visitar a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant, e a Lusoflora de Verão, uma exposição e venda de flores e plantas, organizada pela APPFN.

 

HORÁRIOS E PREÇOS

Horários:
4 a 11 de Junho
Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 – 22h30
Nave B: 10h00 – 22h30
Nave C: 10h00 – 00h00
Zona Exterior: 10h00 – 22h30
Atividades Lúdicas:10h00 – 03h00
Domingo, 12 de Junho
Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 – 20h00
Nave B: 10h00 – 20h00
Nave C: 10h00 – 20h00
Zona Exterior: 10h00 – 20h00
Atividades Lúdicas:10h00 – 20h00

Preços de entrada no recinto da Feira:
Bilhete Simples: 7,00 €  (Permite uma única entrada)
Cadernetas de 10 Bilhetes: 45,00 € (Cada bilhete permite uma única entrada. Venda até 3 de junho)

Leave A Comment