6 a 14 julho _ Verão in.Str 2023
‘Um Canto da Liberdade’ de 6 a 8 de julho
O espetáculo comunitário ‘Um Canto da Liberdade’, que junta teatro, dança, história e música, vai dar arranque na quinta-feira, dia 6 de julho, às atividades integradas na programação cultural de Verão in.Str 2023, organizada pelo Município de Santarém em parceria com várias entidades e agentes culturais da região. O espetáculo, que envolve cerca de 70 participantes da comunidade local, terá lugar na Parada da Ex-Escola Prática de Cavalaria (EPC), local de onde partiu a coluna militar, liderada pelo Capitão Salgueiro Maia, rumo a Lisboa, com o objetivo de libertar Portugal do fascismo, às 22 horas e realizar-se-á também nos dias 7 e 8 de julho, à mesma hora.
‘Um Canto da Liberdade’, encenado por Amauri Alves e Henrique Dias Alves e com composição musical de Flávio Medeiros, que assinala a passagem de 50 anos sobre o dia do golpe de Estado de 25 de Abril de 1974, uma data que vai ser comemorada a nível nacional ao longo do próximo ano, recria de forma dramática e emotiva, com cantos, danças e músicas originais, momentos históricos que tanto marcaram o povo português. As cenas retratam os longos e duros anos da ditadura, a censura, a perseguição política, a tortura e as prisões arbitrárias dos opositores, a guerra colonial e a morte nos campos de batalha, a organização do Movimento das Forças Armadas e a partida da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria rumo a Lisboa para o golpe que depôs o governo ditador em 25 de abril de 1974.
Os bilhetes custam 2,5 euros e podem ser adquiridos no Teatro Sá da Bandeira, de terça a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, uma hora antes nos dias do espetáculo na Ex-EPC (6,7 e 8 de julho) ou ainda através das plataformas BOL, CTT, Worten e FNAC.
Atividades para todos
A programação do in.Str 2023 apresenta no sábado, dia 8 de julho, um vasto leque de atividades para toda a família.
O in.Tradição regressa às ruas do centro histórico de Santarém com o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pontével, a partir das 10h30, numa parceria com o Inatel. À mesma hora (10h30), vai andar pelo Jardim da República, Elvis Presley e Ernesto – Rock n’LOL (Paulo Patrício).
No Jardim Portas do Sol, realiza-se mais uma aula aberta de yoga, a partir das 11 horas, numa da organização da AMA – Associação Movimento Aberto e FPY – Federação Portuguesa de Yoga.
De tarde, às 18 horas, há jogos e brinquedos tradicionais, no Sacapeito.
Também no Sapaceito (junto às Piscinas Municipais), mas na quarta-feira, dia 12 de julho, é exibido o filme inédito do aclamada realizador sueco, Ruben Östlund ‘O Guitarrista’, com Curadoria do Cineclube de Santarém. Um filme sobre pessoas diferentes a viver fora das normas na cidade fictícia de Jotemburgo, semelhante à real Gotemburgo.
Apesar de não se tratar de um documentário, a maioria das pessoas no filme são não-atores e fazem (mais ou menos) delas próprias.
E quinta-feira, 13 de julho, às 22 horas, a Praceta Amarela, em S. Domingos estará transformada numa grande pista de dança para o concerto ‘Remember 70/80/90’.
A noite promete e não faltarão os grandes hits que colocaram fogo nas pistas das décadas de 70, 80 e 90.
A programação prossegue na sexta-feira, dia 14 de julho. A partir das 22 horas, o Claustro da Escola Profissional Vale do Tejo (EPVT) é palco da estreia da peça ‘O Inspetor Geral’, de Nikolai Gogol pelos alunos do 11º ano do Curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado (Santarém).