Revista É Ribatejo
Destaque Notícias

60º ANIVERSÁRIO DA NOBRE

 

ENCONTRO COMEMORATIVO DO 60º ANIVERSÁRIO DA NOBRE

60 ANOS A INOVAR, CRIAR VALOR E A MARCAR A DIFERENÇA NA MESA DOS PORTUGUESES

 Rio Maior, 02 de junho de 2017 – A Nobre Alimentação, marca líder nos produtos de charcutaria em Portugal, comemora este ano o seu 60.º aniversário.

Para comemorar esta data, que para os mais de 700 colaboradores simboliza orgulho, empenho e excelência, a Nobre abriu hoje as suas portas em Rio Maior para receber o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e um vasto conjunto de representantes de diversos organismos e reguladores de atividade em Portugal.

A história da Nobre

A Nobre foi fundada em 1957 pelo pioneiro Senhor Marcolino Nobre, que dedicou grande parte da sua vida a criar receitas que os portugueses tanto apreciam. Foi a cidade de Rio Maior que escolheu para constituir família e realizar o seu negócio. Um sonho que cresceu e que é hoje uma grande família, que faz parte das histórias de muitas famílias portuguesas, seja à mesa ou fora dela.

Empresa de origem familiar, a Nobre integra o tecido empresarial português como um nome incontornável no setor e uma posição de liderança cada vez mais vincada nos produtos de charcutaria em Portugal. Ao longo das seis décadas de vida, a Nobre tem sido fiel a todos os processos e receitas originais, uma fórmula que leva a marca a estar presente em mais de 80% dos lares portugueses.

Como uma boa refeição é sempre aquela que é elaborada com os melhores ingredientes e trabalhada com carinho e dedicação, fruto da experiência de uma vida, um dos lançamentos bandeira da Nobre representa uma história de dedicação e sabedoria: o Fiambre da Perna Receita Tradicional do Sr. Cândido, lançado em 2013 que se traduziu numa justa

homenagem ao colaborador nº1 da Nobre – o Sr. Cândido.

Ao longo da sua história, os produtos da Nobre têm vindo a ser valorizados pelos consumidores através de distinções e prémios como o “Sabor do Ano”, “Marca de Confiança”, “Escolha do Consumidor”, entre outros. No entanto, o verdadeiro reconhecimento é feito diariamente nas lojas pelos consumidores, que elegem a Nobre para a sua mesa.

Consumidores esses que têm ao longo do tempo constatado as preocupações da Nobre em responder às suas exigências e preocupações com uma alimentação equilibrada e um estilo de vida mais saudável. Prova disso é o facto de a Nobre ter lançado em 2014 a gama Nobre Cuida-t⁺, uma gama de produtos isentos de glúten, com teor de sal reduzido e com menos gordura que outros produtos semelhantes. Mas é também exemplo disso a gama com salsichas de peru e de frango, que reforçava um ano depois.

O fiambre, presente em mais de 80% dos lares portugueses, representa cerca de 35% das vendas em valor deste setor. Uma percentagem que faz da Nobre, a marca líder de fiambres em Portugal. Com o fiambre de porco a ser o preferido dos portugueses, os produtos de aves têm vindo a ganhar expressão nos últimos anos.

Marca de referência das famílias portuguesas, a Nobre faz da aposta na criação de produtos distintivos e de qualidade uma prioridade.

A par da estratégia económica e de inovação, a marca Nobre tem na Nobre Casa de Cidadania parte do seu pilar social.

 

Nobre Casa de Cidadania

Nascida em 2013 sob a mentoria da empresa-cidadã Nobre, a Nobre Casa de Cidadania tem como objetivo reconhecer e homenagear os cidadãos autores de Atos Nobres e, através desses exemplos, motivar e sensibilizar para a Cidadania.

Com uma estrutura orgânica própria, autónoma e independente que assegura o  cumprimento do seu propósito e da qual fazem parte organizações como: Autoridade Nacional para a Proteção Civil, Corpo Nacional de Escutas, Direção-Geral da Educação, Estado-Maior General das Forças Armadas, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Fundação para a Ciência e Tecnologia, GRACE, INEM, Liga dos Bombeiros Portugueses, Plataforma Portuguesa das ONG para o Desenvolvimento, Polícia de Segurança Pública, a Nobre Casa de Cidadania já reconheceu e homenageou 61 cidadãos.

Os cidadãos homenageados foram propostos por cidadãos anónimos, sendo que cada proposta está documentada e foi alvo de validação por parte da Nobre Casa de Cidadania.

 

Para promover a cidadania junto dos mais jovens, a Nobre Casa de Cidadania desenvolve, desde 2015, a iniciativa Cidadão Nobre na Escola, que junta no mesmo espaço um membro do Conselho Institucional (organizações em cima identificadas) e um Cidadão homenageado com o objetivo de sensibilizar as crianças para a prática da Cidadania, através dos seus exemplos.

Com ações realizadas de norte e a sul de Portugal, a iniciativa Cidadão Nobre na Escola está a contribuir para demonstrar com casos reais e concretos aos nossos futuros cidadãos que de facto “Portugal é Nobre”.

Inovar com tradição

A inovação é uma constante no ADN da marca.

Com uma relação de familiaridade e intimidade de seis décadas com os portugueses, a Nobre é, sem dúvida, uma love brand que alia tradição e inovação.

Líder na área alimentar e embaixadora da charcutaria portuguesa pelo mundo, a Nobre está atenta às necessidades e tendências dos consumidores e sabe que uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável são duas preocupações prementes na vida dos portugueses. Por isso, a marca tem vindo a fazer grandes apostas no lançamento de produtos que refletem o seu posicionamento no segmento da alimentação saudável e bem-estar.

Inovar continua, por isso, a ser uma prioridade para a marca, que aplica uma política de transparência, tanto em método de confeção como ao nível da rotulagem em todos os seus produtos.

Porque inovação significa para a Nobre ir ao encontro das necessidades de todos os consumidores, não só na criação de produtos mais equilibrados, mas também de novos produtos que se diferenciam pelo sabor e puro prazer, a marca lançou recentemente as Salsichas Nobre TOP em vácuo com intensos e deliciosos sabores – queijo fundido, queijo fundido & bacon, pimentos jalapeño & queijo cheddar e as famosas clássicas.

No ano em que comemora 60 anos de existência, a Nobre lança também o produto ideal para mães e pais que procuram alternativas equilibradas para a sua família, disponibilizando uma nova opção saudável e saborosa para os mais pequenos. As novas salsichas Nobre Baixo teor de gordura são as primeiras salsichas do mercado com carne branca – 100% de frango ou de peru, e as que tem menos de 3% de gordura, o valor semelhante ao que tem um peito de frango ou peru. Não contêm conservantes adicionados, corantes, lactose ou glúten.

Este ano, lança também a nova gama Peito de Peru Extra – Original, Assado e Caril – uma oferta inovadora e repleta de sabor para quem aprecia uma alimentação equilibrada e procura um estilo de vida saudável.

60 anos de confiança

A Nobre está presente em 30 países, mas a ambição para novos mercados está sempre presente e a Nobre quer continuar a levar a outros territórios o que de melhor se faz em Rio Maior, em Portugal.

Passados 60 anos, a Nobre é percecionada como uma marca de confiança e excelência que faz parte da história de Portugal e que pauta a sua atividade pelos valores da portugalidade, empreendedorismo, ética, qualidade e responsabilidade. É com grande otimismo em relação ao futuro que projeta bons resultados, alicerçados na inovação e na diferenciação.

Um ano de aniversário em pleno para a Nobre é o reconhecimento e a confiança que os consumidores depositam na marca.  O balanço de 60 anos de história só pode ser, por isso, positivo. A Nobre é uma das marcas mais acarinhadas e respeitadas pelos portugueses e hoje ninguém duvida da sua relevância, da inovação imposta nos seus produtos, da criação de valor que gera para os consumidores e para o mercado e da sua excelência de execução.

Ficha de empresa

Ano de fundação: 1957

Detentor atual do capital: SIGMA

CEO: Rui Silva

Nº de colaboradores: 763

 

 

Nobre Alimentação Lda

2016
Volume Negócios 130M€
% Exportação 38%
Estrutura acionista  

 

100% Sigma Alimentos

Nº médio de trabalhadores 763

Produtos mais relevantes Fiambres de Porco e Aves, e Salsicha cujo peso é respetivamente 45% e 33%;

Três principais destinos de exportação: Espanha, França e Angola.

Sobre a Nobre:

A Nobre é uma marca de origem familiar que celebra 60 anos de história este ano. Fiel aos processos e receitas ao longo destas 6 décadas, a Nobre é líder de mercado nos produtos de charcutaria em Portugal e reconhecida pela qualidade e inovação dos seus produtos.

Leave A Comment