Montado de sobro e cortiça: património universal, sustentável e inimitável

A apresentação oficial da 8.ª edição da FICOR teve lugar ontem, dia 19 de  maio, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça tendo sido inaugurada também a exposição internacional “Cork, new uses in architecture – Coruche”, resultado de um workshop internacional promovido pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa e pela Dalhousie University.

O certame, que terá lugar de 25 a 29 de maio, contará pela segunda vez com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Uma edição marcada pelo Ano Internacional do Entendimento Global, pela UNESCO, onde se pretende sensibilizar a população em geral para a importância do sobreiro, transmitir valores associados à importância do montado como ecossistema único no mundo onde é possível desenvolver atividades agro-silvo-pastoris, promover e evidenciar o caráter inovador da fileira da cortiça, e ainda, entre outros objetivos, fomentar a criação de ações locais, tanto a nível ambiental como social, que terão repercussões à escala global, contribuindo assim para reafirmar a importância do montado e da cortiça para Portugal e para o Mundo.

Seguindo a sua vocação internacional, a FICOR terá como entidade convidada este ano o Ayuntamento de San Vicente de Alcântara que faz parte, juntamente com o Município de Coruche, da Rede de Territórios Corticeiros – RETECORK. Recorde-se que o Município de Coruche preside à Comissão Executiva da RETECORK desde 2013, tendo renovado por um mandato  de três anos, na reunião de Assembleia Geral em abril passado.

O programa estará novamente dividido entre o Parque do Sorraia e o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, reservado à componente científica e dedicada às conferências e debates organizados em parceria com o Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça, com a Associação de Produtores Florestais de Coruche, com a FILCORK e com o INIAV.

Este ano o Observatório terá também uma área expositiva valorizada com a exposição “Cork: new uses in architecture – Coruche”, sendo também promovida a partir desta uma conferência em colaboração com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa e com a Dalhousie University.

No Parque do Sorraia, no centro da vila, localiza-se não só o Centro de Exposições, espaço de feira propriamente dito, mas também outras áreas de interesse com destaque para o Espaço Inovação, que trará muitas novidades relativas às novas aplicações e usos da cortiça na área do design, mobiliário, decoração, adereços, equipamentos desportivos, e ainda a presença de uma micro habitação de cortiça – o Ecocubo.

Outro dos espaços que constitui novidade este ano refere-se ao Espaço Sabores do Montado, onde serão apresentados produtos locais e regionais com ligação ao montado e ao mundo rural, como por exemplo o mel, os cogumelos, as aromáticas. As tasquinhas (O Farnel, O Choupo e os Leitões da Bairrada) e a animação na praça da água, com os diversos espetáculos programados, assim como o desfile de moda Coruche Fashion Cork  e a Corrida de Toiros Mista e Concurso de Ganadarias na Praça de Toiros serão também pontos nevrálgicos deste certame.

A educação ambiental e o espaço reservado para os mais novos terá este ano o título genérico “Um mundo de cortiça: só para ‘pequenos’ profissionais”. O Centro de Exposições terá um espaço interativo que permite uma abordagem pedagógica ao sobreiro e ao ecossistema em que o mesmo se integra. Ateliês Eco-escolas e a apresentação de “O meu livro da cortiça”, de Danuta Wojciechowska e Joana Paz, são outras das atividades programadas.

Conheça os principais destaques da programação apresentados mas não deixe de consultar o programa detalhado em www.ficor.com.pt ou em www.facebook.com/ficor.coruche

Destaques

 AUREA

Foi com uma sonoridade soul clássica, inspirada em nomes como Otis Redding ou Aretha Franklin, que se deu a conhecer e se tornou uma das maiores estrelas da música nacional. A cantora de 29 anos,  que lançou o seu primeiro álbum em 2010, é detentora de vários prémios na área da música: Globo de Ouro em 2011, MTV Europe Music Awards em 2011 e 2012 e em 2014 foi considerada  MTV Talento. Fez parte do júri de duas edições do “The Voice Portugal” e lança agora, em 2016, o seu terceiro álbum  “Restart”, entrando diretamente para o primeiro lugar dos TOPS nacionais. Um concerto que será aguardado com muita expectativa em Coruche, agendado para sábado dia 28, às 22h.

 Los ROMEROS

Los Romeros é um grupo musical constituído pelo Beto Pereira, Jorge Piedade  e pela Paula Carapeta. São de Sousel, têm um estilo musical variado e tocam essencialmente rumba e flamenquito. A animação já está garantida à partida com estes ritmos quentes reservados para a noite que antecede o dia feriado.

 Jorge Serafim

Este alentejano de Beja apresenta o seu espetáculo de stand-up comedy na noite de dia 26, no que promete ser um momento bem divertido da programação, com esta cara bem conhecida pelas suas múltiplas participações em programas de televisão da SIC e da RTP. Agendado para dia 26 maio, 21h30.

 Corrida das Pontes

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Coruche e o COAC – Coruche Outdoor Adventur Club, com a colaboração técnica da XISTARCA, organizam na manhã do último dia da FICOR a 12.ª edição da Corrida das Pontes, com uma extensão de 10km, e a 12.ª Corrida da Família, com uma extensão de 3,5km reunindo centenas de atletas.

 Coruche Fashion Cork

Um desfile de moda que este ano estreia uma passarelle diferente, com momentos performativos singulares, onde a cortiça é a verdadeira estrela da noite. A primeira parte do evento será dedicado ao comércio local e à respetiva apresentação das coleções deste Verão. A segunda parte apresentará em exclusivo design de moda em cortiça. A marca Corkdesign será um dos principais sponsors deste desfile, que este ano terá muitas outras surpresas. O evento de sexta-feira dia 27, encerra com peças da coleção do conceituado Gio Rodrigues. Sílvia Rizzo será a apresentadora do evento.

Sorraia Riverside FVP Drone Race – Corrida de Drones

A Portugal Drone Race organiza em Coruche o Sorraia Riverside FVP Drone Race com experiência de voo FPV (visualização em tempo real da câmara frontal). Ao longo do dia, pilotos e público irão partilhar as emoções deste novo desporto. Para quem nunca teve a oportunidade de voar aos comandos de um caça ou um extra 300 da Redbull Air Race e voar livremente como um pássaro a alta velocidade, a FPV Flight Experience vai proporcionar uma experiência muito semelhante. Neste evento será dada a oportunidade a qualquer pessoa do público de acompanhar ao lado de um piloto, o voo do drone como se estivesse lá dentro através googles FPV de última geração.

Exposição Internacional - Cork new uses in architecture

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *