DSC_6359

As Comitivas internacionais do Brasil, Bulgária, Colômbia, França, Holanda, Paraguai e Polónia desfilaram ontem, dia 18, pelas ruas da cidade de Almeirim. O encontro das comitivas ocorreu na Praça Francisco Henriques, seguindo-se o desfile de boas vindas até ao Parque das Laranjeiras. Após a chegada dos participantes ao parque, decorreu a cerimónia protocolar do Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim no Salão Nobre da Câmara Municipal. Estiveram presentes o presidente do Festival, Ricardo Casebre, as entidades das Câmaras de Almeirim, Benavente e Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, assim como o Embaixador do Paraguai, Luís Fretes.
Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, salientou na cerimónia a importância do Festival tratando-se, assim, de um encontro de culturas com o lema “O Mundo Aqui Tão Perto”. Este é já um evento que se estendeu também aos concelhos vizinhos da cidade de Almeirim. Pedro Ribeiro referiu que “estes eventos têm, para nós, uma importância muito grande. Existe a componente económica também, onde é divulgado o que de melhor temos como é o caso da nossa gastronomia”. O autarca agradeceu o trabalho de todos os intervenientes assim como dos voluntários, que sem eles o evento não era possível realizar-se. Desejou, por fim, a todos os participantes que se divertissem muito e que regressassem à cidade.
Para Luís Fretes, Embaixador do Paraguai, é muito importante voltar a estar no evento do FIFCA pois existe uma grande aprendizagem da cultura dos outros povos presentes. “Sinto uma grande alegria por estar presente. É de coração, e com entusiasmo que aqui estamos”.
Para Ricardo Casebre, presidente do FIFCA, “o festival é um sonho que tornámos realidade graças ao trabalho e à dedicação dos chamados «invisíveis»”. Agradeceu aos voluntários, que fazem com que o evento seja possível de se realizar, assim como aos parceiros e a todos os que se envolvem na sua organização. Ricardo Casebre terminou a sua intervenção deixando o convite para assistirem ao Festival: “Esperamos que nos brindem com a vossa presença nos locais onde decorrem as actividades desta edição, que venham para a rua celebrar os 40 anos do 25 de Abril e da liberdade”. Terminada a cerimónia protocolar e a entrega de lembranças, seguiu-se a saudação às bandeiras.
A Gala Internacional de Abertura aconteceu, pelas 21.30h, no Cine-Teatro de Almeirim onde teve lotação esgotada.
O Festival decorre até ao próximo dia 25, com espectáculos em Almeirim e nos concelhos vizinhos de Coruche, Salvaterra de Magos, Alpiarça e Benavente.

vaniaclaudio@eribatejo.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *