Revista É Ribatejo
Notícias

Açude obsoleto removido no Rio Alviela

 

Primeiro açude obsoleto removido no Rio Alviela

No âmbito do projeto Rios Livres GEOTA, teve início, na manhã do dia 17 de abril, a remoção do primeiro açude obsoleto a ser realizado em Portugal, nomeadamente no rio Alviela.

Na presença de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), referiu que “hoje é um dia importante para nós; este momento assinala o primeiro passo na reposição da continuidade fluvial do rio Alviela e demonstra que as parcerias são a alavanca para o sucesso das políticas públicas ambientais. A política pública ambiental que o Município tem desenvolvido nestes últimos anos, demonstram bem a nossa preocupação ambiental e é intervindo localmente que podemos despertar mais consciências a nível global”.

Este início dos trabalhos de reabilitação contou ainda com a presença de Rui Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Nuno Russo, Vereador da CMS, Miguel Tomás, Presidente da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros e Raúl Violante, Presidente de Junta de Pernes, Manuel Afonso, Inês Barroso e Hugo Costa, Deputados da Assembleia da República, Pimenta Machado, Vice-Presidente Agência Portuguesa do Ambiente, Joaquim Poças Martins, Secretário-Geral do Conselho Nacional da Água, entre outras entidades.

Duarte Cordeiro agradeceu, “em nome do Estado Português, o exercício de cidadania que aqui existiu; a remoção deste açude obsoleto promovida pela GEOTA, uma Organização Não Governamental, em colaboração com os Municípios de Santarém e Alcanena, os proprietários e privados é prova de que só em conjunto é que conseguimos atingir os nossos objetivos. Esta tipo de ação promovida pela sociedade civil ajuda o país a cumprir os objetivos que estão estabelecidos na estratégia de biodiversidade da União Europeia”. O Ministro relembrou ainda que “um dos grandes desafios do seculo XXI que vamos ter é a gestão da água em contexto de alterações climáticas e a capacidade que nós teremos para nos adaptarmos a essas alterações e promover a vitalidade dos rios, como hoje estamos aqui a fazer, é muito importante para mitigar os efeitos dessas alterações climáticas e da seca”.

A intervenção financiada pela Fundação MAVA, ao abrigo do programa “Reconnecting Iberian Rivers” com a cooperação institucional dos Municípios de Santarém e de Alcanena, incide sobre um troço de 100 metros do Rio Alviela, cujas margens pertencem a ambos os concelhos, junto a Vaqueiros.

Para além da remoção de um açude obsoleto, a ação, iniciada em dezembro de 2022, inclui a estabilização das margens e a plantação de vegetação ribeirinha autóctone, sendo o primeiro passo para a implementação, em Portugal, de uma estratégia nacional de remoção sistemática de barreiras obsoletas.

O projeto Rios Livres GEOTA tem como objetivo promover, proteger e restaurar os rios portugueses, promover a reabilitação dos ecossistemas ribeirinhos com foco na melhoria da conectividade fluvial. Rios em bom estado ecológico e mais livres de barreiras são essenciais para a conservação dos nossos recursos hídricos.

Leave A Comment