
Adoção de animais do CROAS
Câmara de Santarém promove campanha de sensibilização para adoção de animais do CROAS
A Câmara de Santarém, através do Pelouro do Canil e Gatil Municipal volta a promover uma nova campanha de sensibilização para a adoção de animais, no Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém.
A campanha “Estou à sua espera para sermos amigos”, com a colocação de outdoor no Campo Emílio Infante da Câmara, e com imagens e mensagens nas redes sociais, apela a todos os cidadãos, quer eles sejam munícipes ou não de Santarém, para que se dirijam ao Canil Municipal e adotem um amigo para sempre.
Nuno Russo, Vereador com o Pelouro do Canil e Gatil Municipal, na Câmara de Santarém, referiu que “A par das ações de sensibilização para a adoção de animais, mas também contra o abandono de animais, e ainda da promoção da detenção responsável de animais de companhia, têm vindo a ser incrementadas estratégias de controlo dos animais errantes que privilegiam a esterilização e a adoção dos mesmos, e iremos apresentar novas candidaturas aos Apoios e Incentivos Financeiros para Programas de Bem-Estar Animal 2023 do ICNF, com o propósito de obtenção de verbas para todas as ações e iniciativas do Centro de recolha Oficial de Animais de Santarém.”.
Esta campanha de sensibilização, especialmente, junto da população de Santarém, tem como objetivo sensibilizar para a adoção de animais do Canil e Gatil Municipal, que se encontra temporariamente lotado, e onde existem 88 cães e 35 gatos, disponíveis para uma adoção responsável.
Todos os animais para adoção são entregues devidamente vacinados, com chip de identificação colocado e com boletim sanitário emitido.
Os interessados, devem visitar ou contatar o CROAS – Canil/Gatil Municipal de Santarém, na Zona Industrial de Santarém.
De acordo com os dados oficiais do ICNF, através da publicação dos Relatórios Anuais de 2022 e 2021, sobre a atividade os Centros de Recolha Oficial, em 2021 foram recolhidos em Santarém, 340 animais e adotados 188, sendo que o ano passado, 2022, os números mantiveram-se para os animais recolhidos 344, mas melhoram muito para os animais adotados 304, um aumento de cerca de 40%, certamente em resultado do trabalho desenvolvido ao nível da promoção da informação e sensibilização, com vista à adoção de animais no CROAS.
