Águas do Ribatejo reforça política de proximidade
Águas do Ribatejo reforça política de proximidade e educação ambiental nos sete Municípios
Mais de 1.200 alunos visitaram infraestruturas da empresa em 2025
A Águas do Ribatejo (AR) comemora o Dia Mundial da Água (22 de março) ao longo de todo o ano. Destacamos este bem precioso, mas finito, nas agendas de trabalho de autarcas, empresários e decisores e nos sumários das turmas das escolas dos sete municípios.
A AR tem vindo a intensificar a sua estratégia de proximidade com as comunidades dos sete Municípios que integram a empresa — Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas — reforçando ações de sensibilização ambiental e abrindo as suas instalações a visitas de estudo, investigações e iniciativas pedagógicas.
Durante o ano de 2025, mais de 1.200 alunos visitaram infraestruturas da empresa, acompanhando o ciclo urbano da água desde a captação subterrânea, passando pelo tratamento na ETA, transporte e terminando na distribuição através das redes que têm vindo a ser substituídas gradualmente.
A Presidente do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo, Sónia Sanfonadefende que a AR deve reforçar ainda mais a proximidade com os clientes, com os consumidores e com os territórios onde opera.
“A educação ambiental é uma prioridade para a Águas do Ribatejo. Queremos que as novas gerações compreendam o valor da água e o esforço técnico e humano necessário para garantir um serviço seguro, contínuo e de qualidade.”, refere.
A empresa tem uma forte presença em eventos regionais, campanhas digitais e iniciativas comunitárias onde promove o esclarecimento e sensibiliza para o bom uso da água.
As ações dedicadas ao uso eficiente da água e ao tratamento responsável das águas residuais realizadas nas escolas da região permitem chegar a milhares de famílias e colocam a água nos sumários de aulas desde o primeiro ciclo à universidade.
Sónia Sanfona destaca que o investimento em comunicação e proximidade é essencial para a sustentabilidade do serviço: “A transparência e a proximidade são pilares essenciais. As visitas, ações nas escolas e presença no território permitem-nos explicar melhor as soluções que implementamos e fortalecer a confiança das populações.”, adianta a autarca.
A Presidente da AR sublinha ainda o impacto destas iniciativas no relacionamento com a comunidade: “O contacto direto com quem servimos tem mostrado resultados muito positivos. A população reconhece o esforço da empresa em comunicar com clareza e em estar presente onde faz sentido: no terreno, nas escolas, nos eventos e nos meios digitais.”.
A empresa desenvolve ainda parcerias com diversas entidades, como a APDA, DGS, Eco-Escolas, ASPEA, Instituto do Emprego e Formação Profissional, escolas e associações.
A AR tem uma área de intervenção de 3.200 km², servindo 80 mil clientes e 140 mil consumidores.Sobre a Águas do Ribatejo
A Águas do Ribatejo é responsável pela gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. A empresa assume o compromisso com a qualidade do serviço público, a sustentabilidade ambiental, a eficiência operacional e a proximidade com os cidadãos.
Sobre o Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi foi instituído em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro.
Durante essa conferência, no dia 22 de março de 1992, foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, um importante documento que destaca a importância da conservação da água. A declaração compromete-nos sobre a preservação e proteção dos recursos hídricos do planeta.




