Almeirim celebrou Abril, o Poder Local e a mobilidade sustendada

Circular de Almeirim é agora Av. Prof. José de Sousa Gomes

Com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, o município de Almeirim inaugurou na tarde do dia 25 de abril, mais um troço da circular urbana entre o Moinho de Vento e a Barreira Branca/ Pupo. O ato ficou marcado com o descerrar de uma placa, das várias colocadas na circular, que doravante se designa, toda ela, de Avenida Professor Sousa Gomes, a qual, o ex autarca falecido iniciou a construção.

O presidente da câmara Pedro Ribeiro e o ministro, acompanharam os familiares do antigo presidente Sousa Gomes neste momento de homenagem.

Natural de Almeirim, foi professor e diretor da Escola Ginestal Machado em Santarém. Iniciou funções como autarca na vereação do então presidente Alfredo Bento Calado. Foi presidente de câmara deste município de 1989 a 2013, portanto, durante 24 anos de atividade, tendo assim completado 6 mandatos consecutivos em prol do desenvolvimento do concelho.

Exerceu a presidência de diversas entidades como, a Comunidade Intermunicipal da Leziria do Tejo, as Águas do Ribatejo, a RESIURB e a ECOLEZÍRIA.

Foi ainda dirigente associativo em diversas coletividades, como presidente de direção e de assembleia geral.

Transportes Locais de Proximidade começam em Benfica do Ribatejo

A cerimónia prosseguiu com a assinatura do protocolo entre o municipio e a Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo para implementar, desde já, este transporte de proximidade, e foram assinados os Memorando de Entendimento, com a freguesia de Fazendas de Almeirim e com a da Raposa, para a implementação futura.

Os TLP, são transportes locais de proximidade, inseridos no Projeto de Mobilidade Urbana do Concelho de Almeirim. Destinam-se a quem precisa de se deslocar dentro das freguesias e circulam em horário ajustado, abrangendo os lugares mais afastados do núcleo urbano principal. Fazem a ligação, por exemplo, ao Centro de Saúde, à Junta de Freguesia, à Farmácia, ao Supermercado, ao Banco, aos Correios ou ao Cemiério.

Estes transportes públicos nas freguesias são, sobretudo, uma alternativa para os idosos sem transporte próprio ou com mobilidade reduzida.

Os TLP são gratuitos, e constituem uma medida da Estratégia Verde do Municipio de Almeirim, para a diminuição dos veículos poluentes a circular nas freguesias, promovendo a redução da pegada ambiental, isto é, minimizar a emissão de gases CO2, um compromisso de todos nós perante o Ambiente e a nossa casa – o Planeta.

TUA gratuito para todos a partir de 1 de maio

O presidente Pedro Ribeiro, assinou depois durante a cerimónia pública, o Despacho para a divulgação do Edital, onde o TUA – Transporte Urbano de Almeirim, passa a ser gratuito para todos os municípes utilizadores a partir do dia 1 de maio

O TUA foi constituido no âmbito do Projeto de Mobilidade Urbana do Concelho, uma medida do então vereador, Pedro Ribeiro, implementada em 2004. Agora, após deliberação em reunião do executivo, é estabelecida a isenção do pagamento de títulos de transporte para todos os utilizadores.

Trata-se de um novo passo da Estratégia Verde do município, que tem vindo a adoptar medidas em paralelo com as medidas de apoio à mobilidade decretadas pelo Governo.

Esta isenção de pagamento para todos os utilizadores é mais uma solução de mobilidade ativa que visa reduzir a dependência do automóvel em uso individual, promove a mobilidade mais sustentável, a melhoria da qualidade do ar, contribui para a neutralidade carbónica, a redução do ruído e do tráfego, melhorando a nossa qualidade de vida.

Trotinetes da BIRD chegam ao concelho

Segui-se a assinatura do protocolo entre o município e a BIRD, para disponibilizar, num projeto piloto, 75 trotinetes eletricas para Almeirim, desde o dia 25 de abril.

A BIRD é um operador de micromobilidade em Portugal, que promove a mobilidade sustentável dos municípios aderentes, numa aposta para o crescimento de modos suaves de transporte no interior dos municípios.

Para usar as trotinetes, os utilizadores precisam de um smartphone, descarregar a aplicação, associar um cartão de crédito, para depois digitalizar um código. A partir do momento em que digitaliza o código na trotinete que se quer andar, começa a fazer a viagem e no final é cobrado o valor do tempo percorrido. As trotinetes têm a capacidade para 40 quilómetros de viagem.

Almeirim On Bike – Operação 200 Bikes

Foram ainda assinados diversos diplomas, que conferem a aquisição de bicicletas comparticipadas pela autarquia, e entregues aos seus titulares, no âmbito do projeto Almeirim On Bike para 2022.

Nos últimos anos foram estabelecidos apoios na aquisição de bicicletas, para a promoção da mobilidade sustentada, tendo o município previsto para este ano a comparticipação de 200 bicicletas. Na nova campanha, “Operação 200 Bikes”, é dado um apoio até 50%, num máximo de 150 euros. Almeirim On Bike incentiva a mobilidade ativa da população e a redução da dependência automóvel.

Parque da ASA para 24 autocaravanas

No final de toda a cerimónia que decorreu no novo troço da circular, a comitiva e populção em geral, foram convidados a fazer uma mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente, e assim aconteceu, uma vez que tinham à disposição carros, bicicletas e trotinetes elétricos, para a deslocação com vista a assistir à última iniciativa do feriado do 25 de abril.

Em frente ao museu, junto ao parque da Praça de Toiros, foi inaugurado o parque da ASA – Área de Serviço de Autovaravanas de Almeirim, que inclui estacionamento com a capacidade para 24 veículos, equipado com estação de serviço que disponibiliza acesso a água, saneamento e energia elétrica.

Destina-se ao estacionamento de curta duração, para descanso e apoio dos autocaravanistas em viagem, com acesso e utilização gratuito, apenas obedece a alguns requisitos de controlo, quer de entrada e de registo. As regras de utilização são definidas entre o município, a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, e o Turismo de Portugal.

Marcelo Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.