Alpiarça assegura reserva de abastecimento de águas para dois dias

5 milhoes de euros garantem água de qualidade a toda a população do concelho

O Presidente da empresa municipal ÁGUAS DO RIBATEJO EM, SA, Sousa Gomes inaugurou este sábado as obras do Sistema de Abastecimento de Água concluídas recentemente no concelho de Alpiarça e que custaram cerca de 5 Milhões de Euros.
A cerimónia de inauguração decorreu na nova Estação de Tratamento de Água e Estação Elevatória da Albufeira dos Patudos, junto às piscinas, perante dezenas de autarcas e populares do concelho e entidades convidadas.
O autarca de Almeirim, líder da ÁGUIAS DO RIBATEJO desde a sua fundação, realçou o investimento expressivo para melhorar a qualidade da água e garantir o abastecimento alternativo às populações em caso de falhas no sistema. “Alpiarça está hoje ao melhor nível europeu em abastecimento de água e tratamento de esgotos, com uma cobertura de qualidade a quase 100 por cento da população. Isto só foi possível porque a ÁGUAS DO RIBATEJO não é uma empresa deste ou daquele concelho, preocupa-se de igual forma com todos os concelhos, independentemente da sua dimensão e do peso que tem na estrutura acionista”, referiu.

O Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, realçou a importância destas obras para a melhoria da qualidade de vida da população. Mário Pereira emocionou-se quando saudou dois fundadores da empresa ÁGUAS DO RIBATEJO, Sousa Gomes e Sérgio Carrinho, presidentes dos Municípios de Almeirim e Chamusca, e agradeceu o empenho na criação e acompanhamento da empresa. “Com estas obras garantimos a eliminação do arsénio e do Manganês que tanto nos preocuparam e ficamos com um sistema de qualidade preparado para o futuro”, disse Mário Pereira reforçando que só com este modelo foi possível fazer tanto em tão pouco tempo.

O pacote de obras inauguradas incluiu:

• Reservatórios de Alpiarça e de Casalinho.
• Sistemas elevatórios (condutas elevatórias e grupos elevatórios):
• Ligação do novo Reservatório de Alpiarça para o Reservatório de Alpiarça – apoiado (existente);
• Ligação do Reservatório de Alpiarça para o Reservatórios de Casalinho e de Frade de Baixo.
• Reservatório de regularização da ETA e Estação Elevatória
• Posto de transformação de energia

Com este sistema integrado com uma origem de água comum, estão reunidas condições para assegurar o abastecimento com uma qualidade de excelência a praticamente toda a população do concelho com alternativas que asseguram o abastecimento durante 48 horas. Os reservatórios estão equipados com telegestão, que permite o controlo à distância dos reservatórios, e com geradores que alimentam os sistemas em caso de falha de energia.
Em simultâneo com as obras na rede de abastecimento decorre uma empreitada de saneamento em Alpiarça, Casalinho, Gouxaria e Frade de Cima no valor de 350.000 euros para encaminhar as águas residuais para a ETAR de Alpiarça que custou mais de 3 Milhões de Euros e serve também o concelho de Almeirim.
A ÁGUAS DO RIBATEJO já investiu cerca de 8 Milhões de Euros no concelho de Alpiarça (abastecimento e saneamento), onde servimos um universo de 8000 consumidores/utilizadores.
Estes investimentos foram financiados pela União Europeia, mas só foram possíveis devido a um enorme esforço financeiro da empresa suportado com as receitas das faturas dos 76000 clientes da ÁGUAS DO RIBATEJO nos sete municípios.
De realçar a forte solidariedade existente entre os autarcas dos sete municípios que aprovaram o plano de investimentos já concretizado no valor de 70 Milhões de Euros.

IMG_1085 IMG_1095

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *