Ana Abrunhosa na Chamusca para assinar o RIIS
Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve na Chamusca e assinou uma Carta de Reconhecimento na Criação da Rede de Incubadoras de Inovação Social
O concelho da Chamusca considerado uma referência nas políticas públicas para a promoção de uma sociedade mais coesa social e territorialmente foi ontem palco da apresentação pública da Rede de Incubadoras de Inovação Social e da formalização do Protocolo de Fundação da RIIS.
O Cineteatro da Chamusca recebeu ao longo da manhã do dia de ontem, 12 de abril, a apresentação pública da Rede de Incubadoras de Inovação Social (RIIS), seguido da Formalização do Protocolo de Fundação da RIIS e da assinatura da Carta de Reconhecimento na Criação da Rede de Incubadoras de Inovação Social pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A acompanhar a Ministra esteve também presente a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
Numa organização da Comissão Instaladora da RIIS (constituída por seis incubadoras de inovação social) com o apoio do Município da Chamusca e do Portugal Inovação Social, o evento contou com a intervenção de Paulo Queimado e de Cláudia Moreira, respetivamente, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Chamusca, de Filipe Almeida, presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, de Henrique Sim-Sim, coordenador do Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida e com a presença de Elizabete Eufémia, presidente da Associação Tempos Brilhantes e de Frederico Cruzeiro Costa da Social Entrepreneurs Agency (SEA), assim como de várias Incubadoras Sociais vindas de norte a sul do país.
A RIIS, criada em 2022, tem como objetivo promover o Empreendedorismo e a Inovação Social, o trabalho colaborativo, o crescimento sustentável e potenciar a valorização e reconhecimento das Incubadoras de Inovação Social em Portugal, contribuindo para o impacto da inovação e empreendedorismo social nos territórios e comunidades onde atuam.
A RIIS agrega atualmente 22 Incubadoras Sociais e de Inovação Social, duas das quais localizadas na Chamusca: a Hivework Social da Associação Tempos Brilhantes e a Fábrica do Empreendedor da SEA – Social Entrepreneurs Agency, o que traduz a importância estratégica que o Município da Chamusca atribui à área da Inovação social.
As incubadoras que fazem parte da RIIS têm entre dois e sete anos, trabalham com uma média de três a quatro técnicos qualificados nas suas estruturas e já apoiam a constituição de mais de 600 projetos concretos e capacitado perto de 10 mil pessoas em todo o território nacional.
Na sua intervenção, Ana Abrunhosa congratulou os autarcas, as comunidades intermunicipais, os investidores sociais públicos e privados e as fundações por todo o trabalho desenvolvido e apoio na área de Inovação Social, referindo que “muitas vezes estas iniciativas não têm a compreensão devida, porque demoram muito tempo a produzir resultados e nós sabemos bem que é mais fácil construir uma estrada porque é uma obra que se vê do que fazer Rede Social e mudar a vida das pessoas nas diferentes dimensões, quer seja na dimensão social, laboral ou escolar. Por esta visão e por esta postura saúdo os nossos autarcas e as suas equipas, na Chamusca”.
A ministra deixou um cumprimento muito especial à vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Cláudia Moreira, por todo o excelente trabalho que tem desenvolvido neste âmbito e por assumir vários projetos na área da Inovação Social. Terminou referindo que “estamos disponíveis para continuar a financiar esta rede, bem como o seu alargamento, na qual todos os municípios serão bem vindos e tenho a certeza que darão por bem investidos os seus recursos financeiros ou humanos, porque a nossa missão é mudar vidas, sendo que essa é também a missão maior dos autarcas, e é isso que se faz na Inovação Social.”