CartazPrograma-EscolhaFinal

A Vila da Chamusca festeja a Ascensão de dia 24 de Maio a 1 de Junho. No primeiro dia, e como já é hábito, vive-se o momento mais típico das Festas da Ascensão, com a entrada de toiros pelas ruas da Chamusca, pelas 16 horas. Às 22 horas pode-se assistir à Bandalheira. A Largada de toiros acontece pela meia-noite.
Considerada por muitos como as maiores festas do concelho, aqui acontece durante nove dias, a mostra do brio ribatejano com diversas manifestações muito próprias desta terra.
No domingo, dia 25, o Programa da TVI – Somos Portugal – acontece em directo da vila ribatejana. A noite fica marcada pela presença em palco dos FunRock e do DJ Pedro Galinha. Nos dois dias seguintes são os Arregaita e Pedro Dyonysyo&Amigos que fazem as honras da casa. Na quarta-feira, dia 28, o grupo musical Ferro&Fogo pisa o palco para animar os visitantes. Segue-se “Fado Aqui – Manuel João Ferreira Convida”, uma Larga da Toiros pela meia-noite e o concerto com Declínios.
No dia do feriado municipal, quinta-feira de Ascensão, dia 29, o dia começa bem cedo com a tradicional apanha da espiga. Segue-se a celebração religiosa, o desfile de campinos e cavaleiros, entrada de toiros, largada com bezerros (destinada a crianças) e uma Mostra de Folclore e Etnografia do Concelho da Chamusca. O programa taurino é marcado pela grande corrida de toiros, no dia 29. A corrida começa às 17 horas e terá os cavaleiros Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Salgueiro da Costa, acompanhados pelos Forcados Amadores da Chamusca e do Aposento da Chamusca, e por seis toiros da Ganadaria Irmãos Dias. À noite é a Scalabituna, a Tertúlia Fado Vadio e Niniritane que animam a população.
No dia 30, Zé Perdigão e Convidados (José Cid, Adufeiras de Idanha e Tablao Flamenco) pisam o palco pelas 22 horas. Segue-se a Tertúlia Fado Vadio e o espectáculo com Jim Dungo. Pela meia-noite acontece a habitual Largada de toiros.
No Sábado, dia 31, o dia é marcado pela entrada de toiros com largada pela vila. Pelas 21 horas, o espectáculo está a cargo de Xaral’s Dixie. A corrida nocturna deste ano acontece pelas 21.45h, na Praça da Vila da Chamusca, e conta com os Cavaleiros Rui Salvador, João Maria Branco e Tiago Lucas. A pegar os seis toiros de ganadarias ribatejanas vão estar os Forcados do Aposento da Chamusca. O concerto musical desta noite fica a cargo de David Antunes& Midnight Band e Convidados (Paulo de Carvalho, Vanessa Silva e Pedro Fernandes). Certamente que a música que todos aguardam ouvir na Chamusca é o sucesso de David Antunes e Vanessa Silva, “Não te quero mais”. A noite encerra com a Tertúlia Fado Vadio, Largada de Toiros e espectáculo com P’laguita. No último dia, 1 de Junho, o dia é marcado pelas diversas actividades do Dia Mundial da Criança e pelo Concerto de José Cid e Big Band, pelas 22 horas.
Os visitantes podem ainda deliciar-se nas tasquinhas e visitar a mostra de produtos regionais.

Vânia Cláudio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *