A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos editou e distribuiu gratuitamente, desde Outubro de 2013, três livros infantis, três edições da revista cultural “Magos” e três publicações relacionadas com a história do concelho.

 

Esta aposta do Município tem como objetivo, no caso dos livros infantis, fomentar o gosto pela leitura entre as camadas mais jovens da população levando-os, ao mesmo tempo, a conhecer, de forma lúdica, a história do concelho.

 

Já as edições da revista “Magos” e dos “Apontamentos Históricos” pretendem deixar registo e tornar pública a história, cultura, património material e imaterial do concelho e das gentes que nele habita.

 

Além destas, o município custeou ainda a publicação de “Memórias da I Guerra Mundial no concelho de Salvaterra de Magos” e a republicação de “Salvaterra de Magos – uma vila histórica no coração do Ribatejo”, da autoria de José Rodrigues Gameiro.

 

Para o presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, estas publicações constituem-se como “um importante espólio da nossa identidade enquanto comunidade que importa reunir e divulgar, pois só assim podemos ganhar as gerações atuais e vindouras para o conhecimento da nossa história e património, dos nossos usos e costumes, aquilo que nos diferencia e torna únicos”.

 

“Revelou-se acertada a decisão que tomámos de só fazer um boletim informativo municipal por mandato, ao invés do que sucedia antes, aproveitando os parcos recursos financeiros de que dispomos para a edição de todas estas publicações”, acrescenta. 

 

As publicações encontram-se disponíveis online em http://www.cm-salvaterrademagos.pt/actividademunicipal/publicacoes

 

Publicações:

 

Livros Infantis:

“Diário do Guigas I – Os Falcões Mágicos em Salvaterra” de Maria João Lopo de Carvalho

“Diário do Guigas II – Em Salvaterra, seguindo a pena do Gerifalte” de Maria João Lopo de Carvalho

“O Amigo Voador” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

 

Revista Cultural:

Magos I

Magos II

Magos III

 

Brochuras:

Apontamentos Históricos 1863-1911

Apontamentos Históricos 1911-1951

Apontamentos Históricos 1951-1976

 

Outras publicações:

“Memórias da I Guerra Mundial no concelho de Salvaterra de Magos”

“Salvaterra de Magos – uma vila histórica no coração do Ribatejo”.

14485112_10207539391788510_987071249850193900_n capa magos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *