A Câmara Municipal de Santarém e o Grupo de Amigos do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão homenagearam o historiador Veríssimo Serrão ao inaugurar uma estátua, no passado dia 12 julho, no jardim junto ao Centro de Investigação que tem o seu nome.

Estiveram presentes na homenagem os filhos, netos e bisnetos do historiador bem como o executivo municipal e dezenas de amigos que fizeram questão de ali estar para inaugurar a estátua da autoria do escultor Fernando Marques, que retrata o professor com o traje académico.

A estátua foi um projeto do Grupo de Amigos, que, nas palavras do seu amigo Professor Doutor Justino Mendes de Almeida, “assinala o Homem, o universitário, o académico, o dirigente, o diplomata, o amigo, o companheiro ideal em todas as horas, o cidadão devotado à sua terra e ao seu país, o cultor da ciência pelos caminhos da verdade”.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, referiu que a homenagem “potencia o reconhecimento que lhe devemos, pelo que a sua vida representa para a vitalidade e a projeção da nossa cultura”.

Nas palavras do autarca, a história do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão confunde-se com o conhecimento que deu através da sua palavra e da sua generosidade. “Este monumento perpetuará no tempo, o nosso agradecimento, pela dádiva de uma vida a Santarém e aos Escalabitanos. Ao erguer a sua estátua, elevamos a sua prática, a sua experiência e competência profissional.”

Ricardo Gonçalves terminou dizendo que Veríssimo Serrão “Constitui um símbolo de rigor e de abnegação, de paixão e de proximidade, de atenção ao seu semelhante, capaz de ajudar e de se emocionar com os outros. (…) Só um profundo amor à terra, às suas gentes e ao conhecimento, pode suster este seu magnânimo exemplo de vida.”

A cerimónia contou com a atuação de Joana Fernandes e Luís Mota, professores do Conservatório de Música de Santarém e da Tuna da Universidade da Terceira Idade de Santarém.

Inaug Inaug-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *