No passado dia 21 de Novembro, disputou-se no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Benavente, a Final do Campeonato Regional de Danças de Salão, que contou com 160 atletas em prova.
A prova foi organizada pela escola de danças de salão da localidade, a EDADES, cuja direção é constituída na sua maioria pelos pais dos dançarinos. Uma das grandes impulsionadoras desta escola é Fátima Nunes que está à frente da EDADES desde Julho de 2014. A escalabitana aceitou o desafio e lançou mão à obra, pegando no bom trabalho que estava a ser feito na escola até então e deu continuidade, tornando-se hoje uma escola ainda melhor.
Em prova estiveram presentes 80 pares de dançarinos, das mais variadas faixas etárias e pertencentes a várias escolas da região, sendo que a EDADES levou à prova cinco pares de competição.
A Revista É Ribatejo esteve à conversa com Fátima Nunes, presidente da EDADES, que nos abordou vários assuntos. Quisemos saber a razão da escolha de Benavente para acolher esta final, como funciona este campeonato e quais os moldes em que assenta, passando pelos objetivos da escola, entre outros temas.

Porquê a escolha de Benavente para acolher esta final?
“A Associação de Dança Desportiva de Santarém reúne com as Escola e propõe os campeonatos, as escolas é que decidem se querem fazer ou não. Nós optámos pela Final. Quando se aceita fazer um campeonato procura-se fazer no Concelho da sua Escola”.

Como se apuram os atletas para a final desta competição?
“Há cinco ou sete Campeonatos Regionais de acordo com a disponibilidade das escolas. Os professores/treinadores é que escolhem os pares que estão em condições para entrar em competição. Todos os atletas, desde que pertençam a uma Escola da área de intervenção da Associação de Dança Desportiva de Santarém, podem entrar nestes campeonatos. Os pares vão sendo pontuados mediante os lugares/resultados que obtêm ao longo das eliminatórias ocorridas ao longo do ano e, na final, é apurado o Campeão Regional através da soma dos pontos obtidos ao longo do ano”.

Já na final, quais os parâmetros da dança para se apurar o par campeão? Quais os critérios de avaliação?
“Numa prova de dança os pares vão sendo eliminados ao longo das rondas (quartos de final, meia final e final) até serem apurados os seis pares finalistas. Até lá são selecionados por um painel de júris, os números de pares que pretendem que cheguem à final. Uma vez na final os júris colocam por ordem de mérito cada par.
Os parâmetros que os júris utilizam para avaliar os pares são cinco: a qualidade técnica, o movimento em música, parceria, coreografia e apresentação”.

As expectativas neste evento foram superadas?
“Sim as expectativas foram superadas. Além de se apurar o Campeão Regional, as escolas são também classificadas mediante a pontuação dos seus atletas, a nossa é Vice-Campeã em Dança Standard”.
Dentro das danças de salão existem modalidades de dança distintas.

Quais as mais utilizadas?
“Na competição existe 3 modalidades distintas: Danças clássicas que incluem a valsa inglesa, tango, valsa vienense, slow foxtrot e quicksteu; Danças latinas, como por exemplo samba, cha, cha, cha, rumba, paso doble e jive; e existe ainda uma terceira modalidade a 10 danças, que é o conjunto de danças clássicas e danças latinas”.

Com que idade se deve iniciar as danças de salão?
“Não há idade ideal para iniciar a dança. Todas as pessoas podem iniciar quando assim o entenderem, mas quanto mais cedo melhor. É uma modalidade que pode ir desde os 4 até aos 70, 80 anos”.

É uma modalidade complexa ou de fácil aprendizagem?
“Para se iniciar nas danças não é complicado, as bases são simples e qualquer um pode aprender. A complexidade começa quando um par quer entrar em competição, todos os atletas de competição são federados. Para quem só quer aprender a dançar existem as turmas de social”.

Nas danças de salão qual o principal objetivo para um atleta a nível nacional? E internacional?
“O objetivo de cada atleta é chegar a Campeão Nacional. Existe 4 títulos a nível nacional na dança: Campeão Nacional, Campeão do Circuito Nacional, Campeão da Taça de Portugal e ainda Campeão das 10 danças. Existe também o Campeão Regional.
Tanto o Campeonato Nacional como o Circuito Nacional dá acesso à Seleção Nacional e aí podem representar a Bandeira Nacional nos campeonatos da Europa e nos Campeonatos do Mundo”.

A EDADES é uma escola formadora de jovens dançarinos. Qual o seu principal objetivo?
“O nosso principal objetivo é incentivar a população à prática da dança, independentemente da idade. Na nossa escola além de danças de salão com os professores Milene Matias, Edgar Branco e André Branco, há ballet com o professor Joseph Az. e Zumba com os professores Miguel Nabeto e Cláudia de Jesus”.

Em termos de financiamento e apoios como consegue a EDADES sobreviver?
“A EDADES de Benavente é uma seção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Benavente, o nosso principal meio de sobrevivência é a mensalidade dos atletas. Recebemos também um subsídio anual da Câmara Municipal e outro da Junta de Freguesia de Benavente, mas também fazemos exibições, casamentos e festas de aniversário. Sempre que nos solicitam estamos presentes e recebemos um valor monetário”.

Texto e Fotos:Hugo Clarimundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *