Revista É Ribatejo
Notícias

Casa da Atela – Espumantes Tejo

 

Espumantes Tejo Casa da Atela Chardonny e Pinot Noir

A Quinta da Atela em Alpiarça, apresentou na 5ªf dia 17 de novembro, dois novos produtos, são dois espumantes Tejo que são novidade na região com estas duas castas, o Chardonny branco com 12 graus e o rosé Pinot Noir de 12,5 graus.

Uma parte do vinho Chardonny branco fermentou em barricas de madeira e o restante em aço inox, foi depois realizada a assemblage e a espumantização. Uma vez que este vinho ficou durante um ano junto com as borras tem o direito a usar a denominação de ‘reserva´, e posteriormente foi gorjado, processo em francês chamado ‘degorjement’, e entrou agora no mercado após três meses desta operação.

O enólogo responsável, António Ventura, define-o de muito cremoso, uma bolha fina, com um cordão integrado, ainda com capacidade de evolução.

No caso do Rosé, foi elaborado com uma das castas típicas de champanhe, o Pinot Noir, e o processo de fabrico foi o mesmo na sequência que descrevemos para o Chardonny. O Pinot Noir é um vinho com maior capacidade aromática, muitas notas de morango e groselha, e com grande potencial ainda de evolução na garrafa.

São produtos oriundos de vinhas com 24 anos, plantadas aquando da primeira passagem deste enólogo pela Quinta da Atela, o que permite extrair uma maior qualidade a estes dois novos espumantes Tejo. A produção não será anual, apenas e só, quando a qualidade das uvas o justificar. 

São produtos destinados a um nicho de mercado de qualidade, as duas mil garrafas obtidas por cada casta serão agora vendidas a um segmento médio-alto.

Segundo a administradora, Anabela Tereso, são dois vinhos excelentes para acompanhar a quadra do natal que se aproxima e que veem enriquecer a carta da Quinta da Atela. 

Marcelo Mendes

Ver Galeria de Fotos

Leave A Comment