Revista É Ribatejo

Chamusca com pagamento “a tempo e horas”

 

O Município da Chamusca foi reconhecido com o selo “Compromisso Pagamento Pontual” que certifica a autarquia como uma entidade que paga aos seus fornecedores “a tempo e horas”.

O Município da Chamusca tem atualmente um prazo médio de pagamento a fornecedores de 1 (um) dia (dados de dezembro de 2018), e assume o compromisso de continuar a ser uma autarquia cumpridora dos seus compromissos financeiros.

A gestão financeira do Município da Chamusca tem assentado, nos últimos anos, no rigor, na competência e transparência e sobretudo no planeamento e na programação. Todo o investimento que fizemos, estamos a fazer e ainda vamos fazer, só é possível porque garantimos uma gestão rigorosa dos dinheiros públicos. A nossa execução orçamental da receita está acima dos 97% e temos cerca de 2,5 milhões de euros em saldo de gerência disponível, no final de 2018”, afirma o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado.

O “Compromisso Pagamento Pontual” é uma iniciativa promovida pela ACEGE-Associação Cristã de Empresários e Gestores, em parceria com o IAPMEI, a CIP (Confederação Empresarial de Portugal), a Apifarma e a InformaDb.

Atualmente, de acordo com a plataforma Compromisso Pagamento Pontual (www.pagamentospontuais.org), existem cerca de três dezenas de entidades autárquicas aderentes e reconhecidas com este selo, incluindo também freguesias e empresas municipais. Ao todo são já mais de 1.000 entidades que, de forma voluntária, aderiram a este reconhecimento público.

A iniciativa defende que “quando uma empresa não paga a horas, é toda a economia e Portugal que se atrasam”. “Para substituir este ciclo vicioso, desafiamos o maior número de empresas a comprometerem-se a pagar atempadamente aos seus fornecedores”. Este foi o mote lançado pela plataforma aos gestores e responsáveis de autarquias e empresas, com o apelo de que, promover o pagamento a horas, melhora “o desempenho da economia, a reputação e qualidade do ambiente de negócios, e a produtividade das empresas”.

Às entidades que cumprirem os critérios de pagamento pontual é-lhes atribuído um diploma de reconhecimento que tem a validade de um ano. Podem também usar o selo “Compromisso Pagamento Pontual” na sua comunicação institucional.

Leave A Comment