Revista É Ribatejo
Notícias

Ciclo de cinema de animação infantil

 

Santarém recebe ciclo de cinema de animação infantil e juvenil

O Teatro Sá da Bandeira (TSB), em Santarém, recebe entre 13 e 15 de dezembro uma extensão da 21ª Festa Mundial da Animação. Será um Ciclo de Cinema de Animação com sessões diárias com exibição de curtas-metragens de animação para crianças, jovens e famílias, sendo realizado em parceria com a Casa da Animação, sedeada no Porto, e o Cineclube de Santarém. Todas as entradas são gratuitas, e o evento tem como destino a comunidade escolar, mas encontra-se igualmente aberto ao público em geral.

Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, pelas 9h45 e no dia 15 de dezembro, às 14 horas, tem lugar o Programa Mini-Micro, recomendado para a comunidade escolar, sobretudo creches e jardins de infância. Destina-se especialmente a pré-primárias e a crianças maiores de três anos, sendo um programa cheio de cor, som e movimento, sem diálogos e interativo.

Na estreia do Ciclo de Cinema de Animação será exibida ‘Uma Fábula Delirante – A galinha, o gato e outras criaturas’, filme do francês Fabrice Luang-Vija, realizado em 2019. A história gira em redor de um gato, uma galinha e os seus filhotes que vivem pacificamente juntos numa quinta. Como todos os amigos íntimos, por vezes entregam-se a uma briga, mas uma noite, o lobo sai da floresta e rapta a galinha. O gato e os pintos decidem corajosamente salvá-la e este é o início de um conto épico e de uma aventura selvagem que terá a duração de 26 minutos.

Curtas-metragens de animação infantis

A programação continua nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, às 10h45 e no dia 14 de dezembro, numa sessão extra, a partir das 14 horas, acontece o Programa Infantil, destinado a alunos do 1º e 2º Ciclo e a famílias. O panorama infantil é especialmente pensado para crianças maiores de 6 anos, sendo apresentados filmes que procuram sensibilizar os pequenos alunos para a diversidade cultural e social no mundo da animação.

Ao longo de cerca de 55 minutos, o programa inclui, ‘A Menina Parada’, filme português de 2021. Realizado por Joana Toste, o enredo foca uma menina que se perde da mãe e recusa-se a sair do mesmo lugar. Simultaneamente, um empenhado polícia guarda a criança e impede que os populares a obriguem a mexer, obrigando a uma paragem do trânsito, agitando os corações da cidade.

O programa continua com ‘A Odisseia da Pequena Coruja’, uma produção conjunta de França e Bélgica, realizada em 2020 por Julian Bisaro. Conta a história de Shooom, uma coruja bebé que nasceu no momento em que uma tempestade abanou a árvore onde se encontra o seu ninho, caindo no chão. Como um segundo ovo ainda não chocou, Shooom leva-o consigo. Sentindo-se desamparada, contra tudo e contra todos, a pequena ave fica determinada a encontrar uma mãe, mesmo que essa mãe seja um jacaré ou um guaxinim.

Seguem-se ‘Racoon and the Light’, um filme onde um guaxinim encontra uma lanterna na floresta, uma obra de 2018, de Hanna Kim, originária dos Estados Unidos da América; ‘Fussel’, filme alemão de 2019, de Alex Berwec, no qual Fussel, um monstro simpático, parte numa viagem de aventuras com o objetivo de descobrir o que está no final do cordão vermelho. Finalmente, ‘Matches’, filme húngaro, realizado por Géza M. Tóth, apresenta uma história onde um rapazinho fala dos seus sonhos, medos e esperanças, enquanto brinca com os seus fósforos coloridos.

Programa para jovens

Também nos dias 13 e 15 de dezembro, a partir das 14h30, ocorre o Programa Juvenil, com uma sessão com a duração aproximada de 55 minutos, destinada a alunos maiores de 12 anos, do 3º ciclo e ensino secundário, bem como ao público em geral, consoante a disponibilidade de lotação do TSB. Este programa foi especialmente pensado para os jovens, versando temáticas emergentes e que contribuem para o seu desenvolvimento e enriquecimento cultural.

O primeiro filme exibido nestas sessões será a ‘Carne’, uma produção conjunta do Brasil e de Espanha, de 2020, realizado por Camila Kater. A fita tem como foco a carne, seja crua, malpassada, ao ponto, passada ou bem passada. Partindo desse princípio, através de relatos íntimos e pessoais, cinco mulheres partilham suas experiências em relação ao corpo, desde a infância até a terceira idade.

‘Kiko et les Animaux’, filme francês, de 2020, realizado por Yawen Zheng, será a fita que se segue. A trama foca-se em Kiko, o pesadelo de todos os animais que está constantemente a fazer-lhes bullying, e nem o mais pequeno rato consegue escapar-lhe. Unidas, as vítimas vão tentar descobrir de que forma poderão os animais enfrentá-lo e fazê-lo perceber que são tal como ele, que têm emoções e que são capazes de amar e respeitar.

Realizado em 2021, em França, ‘Maman Pleu des Cordes’, de Hugo de Faucompret, apresenta a história de Jeanne, de oito anos de idade, que possuiu um carácter forte. A sua mãe está a passar por uma depressão e decide pedir ajuda enviando a filha para passar as férias de Natal em Mémé Oignon. Jeanne acredita erradamente que a sua mãe foi de férias sem ela, e sai furiosa. Mas lá, Jeanne faz amigos inesperados: Léon e Sonia, duas crianças locais, e Cloclo, o enorme vagabundo que vive na floresta. Graças aos seus novos amigos, Jeanne aprenderá que a vida pode afinal ser uma festa.

Por último, um outro filme de animação vindo de França, ‘O Futuro será careca’, de 2016, de Paul Cabon, parte da premissa de que “ser um homem careca é uma porcaria”, pelo que, saber que se vai tornar um, é bem pior. Em seis escassos minutos, o realizador desta curta-metragem, viaja em redor desta problemática que afeta uma larga percentagem de pessoas, sobretudo homens. 

De recordar que a 21ª Festa Mundial da Animação tem como prioridade o público escolar, mas encontra-se igualmente aberta para o público em geral. As escolas interessadas devem efetuar as suas reservas através de contato telefónico, para o número 243 309 460, ou através do endereço eletrónico: teatrosabandeira@cm-santarem.pt

NOTA:  A programação poderá sofrer alterações

Leave A Comment