SALVATERRA RECEBE PRIMEIRA COMPETIÇÃO DE VOO COM FALCÕES

A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos vai receber no dia 19 de novembro a sua primeira edição de Sky Trial, uma competição de voo realizada por aves de rapina de diferentes espécies como falcões, águias e açores, que pretende atrair falcoeiros de vários pontos do país e do estrangeiro.

Esta é a primeira vez que uma prova deste tipo se realiza em Salvaterra de Magos, mas várias cidades do Mundo são conhecidas pela realização destas competições. A primeira delas, o Utah Sky Trials, nasceu em 1975, nos Estados Unidos, pelo falcoeiro Gerald Richards que, à altura, resolveu convidar alguns dos melhores falcoeiros do país para mostrarem os seus falcões no final da temporada de caça. A iniciativa foi ganhando dimensão e acabou por espalhar-se pelo Mundo e transformar-se numa competição.

As aves irão participar em provas de alto e baixo-voo, sendo analisados pelos juízes critérios como a trajetória de subida, altura, picado e ataque, atitude de caça, voo sobre a presa ou captura.

A prova irá contar com a presença de falcoeiros vindos de norte a sul do país e também oriundos de Espanha e do México.

A iniciativa é aberta ao público em geral e irá contar também com a realização de palestras relacionadas com o tema da Falcoaria.

A organização é da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Associação Portuguesa de Falcoaria, da Casa Agrícola Monte Real, Associação de Caçadores e Pescadores de Salvaterra de Magos e F & C, Lda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *