A VII edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça decorre de 28 a 31 de Maio, sob o lema “Montado e Lezíria – a sua importância para a conservação dos solos”, no Parque do Sorraia e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche.
O certame, organizado pelo Município de Coruche desde a sua I edição, tem este ano, pela primeira vez, o Alto Patrocínio do Presidente da República, que desta forma reconhece a importância do Montado de Sobro para o território, seja pelo seu forte contributo para o desenvolvimento rural de áreas de baixa densidade, como também por reconhecer a importância estratégica desta nobre matéria-prima, a cortiça, para o futuro do nosso país.
Uma das novidades desta edição, é a associação da FICOR 2015 às Comemorações do Ano Internacional dos Solos, através da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), e alertar para a necessidade de gerir os solos de forma sustentável, com vista a um sistema alimentar produtivo, qualidade de vida no mundo rural e um meio ambiente sustentável, tanto na perspectiva florestal como agrícola.
Ao longo do certame, vai acontecer um ciclo de seminários organizados em colaboração com a Associação de Produtores Florestais de Coruche, com o INIAV, com a FILCORK e com o Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, focados na importância da conservação dos solos, com visitas de campo ao montado e à lezíria, mas também à indústria.
Também a ligação entre a Cortiça e o Mundo do Vinho vai ser reforçada no evento. O Concurso Internacional “Selezione del Sindaco” realiza-se este ano em Portugal, na cidade de Oeiras, e, assim sendo, a FICOR será também palco de uma acção de sensibilização realizada pelo júri do concurso internacional, demonstrando que a cortiça é a melhor matéria-prima natural para assegurar a correcta evolução do vinho em garrafa.
A FICOR aposta, ainda, na ligação da inovação à criatividade e à moda. No desfile “Coruche Fashion Cork”, os jovens designers e estilistas de renome são desafiados a criar com esta nobre matéria-prima, natural e ecológica. Isabel Figueira e Pedro Orvalho serão os apresentadores do desfile.
No dia 30 (sábado), pelas 17h, acontecerá a Corrida de Toiros na Praça da vila de Coruche. A noite terá dois momentos musicais, com Diogo Piçarra e a Banda de Tributo aos Anos Oitenta “Oitentamente”.
A FICOR programou inúmeras propostas de animação, actividades de natureza e passeios no montado, gastronomia, provas de vinho, entre outras actividades.

outdoor-FICOR-2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *